Novena e Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde – 06/08 a 15/08

Começa nesta sexta-feira, 6/08, a novena preparatória para a Festa de Nossa Senhora da Saúde, uma das mais antigas e tradicionais de Itabira. A atual Igreja Matriz, segunda...

473

Começa nesta sexta-feira, 6/08, a novena preparatória para a Festa de Nossa Senhora da Saúde, uma das mais antigas e tradicionais de Itabira.

A atual Igreja Matriz, segunda edificação religiosa mais antiga do município, teve a construção iniciada em 1823, sendo concluída em 1848. Inicialmente subordinada à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – forania da Arquidiocese de Mariana -, a comunidade de Nossa Senhora da Saúde foi elevada a Paróquia no dia 06 de abril de 1947.

A novena e festa, que sempre contaram com participação diária de centenas de pessoas, pelo segundo ano consecutivo, terá um número restrito de fiéis. Em função da pandemia, muitos assentos ficarão vazios. Todas as medidas de segurança preconizadas, como uso de máscara, álcool em gel, tapetes sanitizantes, distanciamento etc. continuarão sendo criteriosamente observados. Para que mais fiéis e devotos possam acompanhar, as celebrações diárias serão transmitidas pela página da paróquia no Facebook – facebook.com/pnssitabira

Mantendo a tradição, padres convidados também participarão da Celebração Eucarística durante a novena. A abertura será presidida pelo padre Paulo Marcony Duarte Simões, atual pároco, empossado no ano passado (10/02/2020).

Além das restrições para o templo, ao contrário da tradicional procissão, realizada no dia da festa, este ano a imagem sairá da Igreja Matriz em carreata, no dia 15 de agosto, às 16h.

Para participar da novena e festa, o agendamento é obrigatório e deve ser feito na secretaria paroquial, de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado até 12h. O telefone para informações e agendamento é o 3831-3142.