Prefeito e equipe do Estado visitam terreno para construção de Centro Socioeducativo em Itabira

O terreno apontado para a construção foi visitado pelo secretário-adjunto de Estado de Justiça, equipe do governo municipal, vereadores e representantes do Ministério Público O prefeito Marco Antônio...

431

O terreno apontado para a construção foi visitado pelo secretário-adjunto de Estado de Justiça, equipe do governo municipal, vereadores e representantes do Ministério Público

O prefeito Marco Antônio Lage recebeu, nesta quinta-feira (8), em Itabira, o secretário-adjunto de Segurança Pública de Minas Gerais, Jeferson Botelho, além da equipe da subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) e do Ministério Público. Em pauta, a discussão para a construção do Centro Socioeducativo no município. Após um alinhamento sobre o local disponibilizado, planejamentos para a obra e todas as tratativas necessárias para viabilizar o projeto, a equipe partiu para uma visita in loco.

O local onde deve ser instalado o Centro Socioeducativo, na região do bairro Ribeira de Cima, a princípio, pelo parecer dos representantes do Estado, atende às exigências legais para a construção de uma unidade com capacidade para abrigar 90 jovens, sendo 70 na modalidade de internação e 20 em semiliberdade. O chefe do Executivo Municipal defende a ideia da implantação do centro para menores no município, que, além do cunho social, também atende a uma demanda das autoridades policiais e judiciárias em Itabira.

“A construção do centro socioeducativo na cidade vai atender a demanda local e da região do Médio Piracicaba, onde Itabira é polo. A cidade nunca teve um centro socioeducativo desse tipo e sempre foi muito custoso para as autoridades policiais e judiciárias encontrarem vagas para esses adolescentes em outras cidades. É uma obra, então, com apelo social, mas que também contribui para minimizar esse problema e, ao mesmo tempo, atende à classe de advogados de Itabira e cidades vizinhas”, aponta Marco Antônio Lage.

O secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jéferson Botelho, agradeceu a recepção do governo municipal e destacou que “Itabira olha para o futuro” ao concordar em aceitar construir um centro de recuperação social para jovens. “É muito importante fazer esse acolhimento porque a gente trabalha no combate a criminalidade. Se você encaminha o jovem para a retidão, isso, inevitavelmente, vai trazer bons frutos para a sociedade, na construção de uma sociedade livre e justa”, argumentou Jéferson Botelho.

Passos técnicos

Durante a visita técnica foram traçadas as linhas de ações que deverão ser seguidas.  De acordo com Jéferson Botelho, ficará a cargo do DER/MG o desenvolvimento dos projetos. Após a conclusão, será repassado ao poder público municipal que irá trabalhar diretamente com a Vale na implantação do equipamento social em Itabira.

O terreno disponibilizado para a obra está localizado no bairro Ribeira Cima, é de propriedade da Companhia Vale, que já sinalizou a intenção de cessão de uma área com cerca de 20 mil m² para a construção do Centro Socioeducativo.

Presídio

Também foi discutido com os representantes do Estado o interesse da Prefeitura em receber no município uma unidade prisional de menor porte, para atender à demanda da região. O prefeito Marco Antônio Lage reafirmou o compromisso do governo em verificar um local possível para a implantação, que atenda às exigências do Estado.

A ideia é que Itabira tenha um presídio de pequeno porte, com capacidade mínima para 308 presos. Segundo o secretário-adjunto, a topografia do município foi estudada pelo Estado e ele acredita que Itabira tenha áreas disponíveis que possam ser avaliadas. As tratativas para a implantação de uma unidade prisional terão continuidade.