Em Brasília, Marco Antônio apresenta demandas de Itabira ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Prefeito cumpre agenda na capital federal e teve reunião também com o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, cumpre agenda em...

94

Prefeito cumpre agenda na capital federal e teve reunião também com o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, cumpre agenda em Brasília e foi recebido, nesta quarta-feira (7), pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM/MG). Acompanhado do assessor de Gestão, Programas e Metas, Gabriel Quintão, o chefe do Executivo apresentou ao senador demandas do município e pediu apoio junto ao Governo Federal para investimentos em eixos estratégicos para a diversificação econômica local.

Marco Antônio fez um breve histórico da relação de Itabira com a mineração e falou ao senador sobre o momento decisivo atravessado pelo município. Citou que a extração mineral tem data para acabar e que a cidade precisa, com urgência, desenvolver novas alternativas econômicas. O prefeito ainda afirmou que esse novo modelo precisa ser sustentável, baseado em eixos como a Saúde, Educação, Turismo, Agronegócio e Logística.

O chefe do Executivo Municipal entregou ao senador um ofício contendo projetos que podem ser trabalhados junto ao Governo Federal. Entre os pontos abordados está a criação de novos cursos na Unifei, especialmente o de Medicina. Também foi citada a inclusão de Itabira no programa Wifi Brasil, que visa ampliar o acesso à internet, sobretudo nas áreas rurais, e a instalação de uma Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal no município.

Ainda sobre projetos para Itabira, Marco Antônio também pediu apoio ao senador na obtenção de recursos para duplicação da MG-129. Outro ponto abordado foi a reversão da doação do terreno da Fazenda São Lourenço ao município. Essa área pertencia a Itabira, mas foi doada à União para projetos que não foram realizados. O terreno hoje abriga o Centro de Referência do Agronegócio Sustentável de Itabira (Crasir), liderado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, e a cidade se beneficiaria em ter de volta a área.

Também esteve em pauta a aprovação do Projeto de Lei n° 5516, de 2019, de autoria do senador Rodrigo Pacheco, que cria o Sistema do Futebol Brasileiro e permite a transformações de clubes em empresas. O prefeito entende que esse modelo de gestão pode beneficiar o Valério, hoje com as atividades de futebol completamente paralisadas.

“São muitas pautas que podem ajudar muito a nossa cidade. Mesmo com a agenda muito concorrida, o Rodrigo Pacheco fez questão de abrir as portas de seu gabinete para Itabira. Se mostrou muito interessado pelos temas da cidade e reiterou que o município pode ser um case para todo país ao transformar a economia altamente dependente da mineração em um modelo diversificado e sustentável”, disse o prefeito Marco Antônio. “Reforçamos ao líder do Senado Federal que essa transformação precisa ser construída a várias mãos e que Itabira conta com o apoio dele e de toda bancada mineira em Brasília. A mineração é um tema nacional e a nossa cidade é a que sem dúvidas mais contribuiu para que esse setor chegasse ao patamar em que está hoje no país”, completou.

Mais agendas

Também nesta quarta-feira, o prefeito e o assessor Gabriel Quintão se reuniram com o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles. Em pauta, parcerias que podem ser desenvolvidas e a expansão das atividades do órgão em Itabira.

“O Sebrae já é um grande parceiro da nossa gestão e tem nos atendido sempre quando é demandado por nosso time de secretários, nas diversas áreas de desenvolvimento. O que queremos é ampliar essa atuação. O empreendedorismo é um pilar para nossos projetos em áreas como Turismo, Agronegócio e Medicina de Alta Complexidade e contamos com essa parceria para tirar ideias do papel e incentivar e fortalecer o empresariado local, dotando-os de conhecimento e mecanismos para crescer”, disse o prefeito.

Na terça-feira (7), Marco Antônio também esteve com o deputado federal mineiro, Mário Heringer (PDT), também com pedido de apoio para projetos de Itabira e para as cidades mineradoras.