Após ataque racista, Júlio do Combem compartilha “exemplo de política e afetividade”

A 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Itabira, realizada na noite de terça-feira (29), começou com um minuto de silêncio em repúdio ao ato de injúria racial...

201

A 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Itabira, realizada na noite de terça-feira (29), começou com um minuto de silêncio em repúdio ao ato de injúria racial e racismo cometido contra o vereador José Júlio Rodrigues “Combem” (PP). O vereador subiu à tribuna do Legislativo para abordar as injúrias raciais que recebeu na internet. Em seu discurso, o parlamentar fez questão de enfatizar toda a solidariedade que vem recebendo do povo itabirano.

O crime aconteceu depois que o vereador explicou os motivos pelos quais ele teria sido o único vereador a votar contra uma Moção de Aplauso pelo aniversário de fundação da então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em 1º de junho, quando a mineradora, hoje Vale S.A., completou 79 anos de fundação e instalação em Itabira.

“Eu não quero deixar a marca de um professor e vereador preto, agredido por um cidadão de classe média alta por não concordar com o seu posicionamento. Não faria vitimismo nesse momento. Estou em paz porque já deixei esse crime nas mãos de quem tem legalidade para resolvê-lo. Quero falar aqui de uma outra coisa, de afetividade foram quase 50 mil visualizações no vídeo que postei. Ao todo, quase cem mil compartilhamentos, e mais de 300 comentários. Esses números não seriam importantes se não fossem colocados dentro desse contexto vivenciado por mim nos últimos dias”, comentou Júlio do Combem.

Segundo o vereador, os números não representam apenas métricas utilizadas para avaliar o sucesso de uma publicação em uma rede social, “como está na moda”. Para Júlio do Combem, os números mostram que “Itabira se sentiu ofendida, quiçá o estado se sentiu ofendido, já que recebi mensagem de outras cidades”. “Esse sim é o motivo que subo nesta tribuna para compartilhar com vocês um exemplo de política e afetividade”, concluiu o parlamentar.

Solidariedade – Após seu pronunciamento, Júlio do Combem recebeu também a solidariedade de todos os vereadores. O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), em nome de todo o Legislativo, elogiou a coragem do vereador de se posicionar publicamente sobre o ocorrido.