Iniciativas da Fundação Vale alcançam 2 milhões de pessoas

Projetos nas áreas de saúde, educação e inclusão produtiva contribuíram para o desenvolvimento social em 52 municípios em 2020, 19 em Minas Gerais As iniciativas da Fundação Vale...

416

Projetos nas áreas de saúde, educação e inclusão produtiva contribuíram para o desenvolvimento social em 52 municípios em 2020, 19 em Minas Gerais

As iniciativas da Fundação Vale chegaram, no ano passado, a 2 milhões de pessoas em 52 municípios de seis estados brasileiros: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Pará e Rio de Janeiro. No total, foram R$ 57,7 milhões investidos em projetos nas áreas de educação, saúde básica, inclusão produtiva e proteção social, principais eixos de atuação da entidade.

Em um ano marcado pela pandemia de covid-19, a Fundação adaptou e potencializou ações para atender às demandas das comunidades e mobilizou parcerias que contribuíram para o desenvolvimento social nos locais onde a Vale está presente. Iniciativas já planejadas para 2020 foram adequadas para execução a distância e novas ações foram desenvolvidas para atender às emergências impostas pelo cenário da pandemia.

“Nosso diálogo com os territórios e com os parceiros que estabelecemos ao longo dos anos nos permitiu agir rapidamente mesmo no contexto desafiador que se apresentou. Assumindo um papel de agente integrador de iniciativas e mobilizador de parcerias conseguimos, de forma colaborativa, contribuir para o desenvolvimento social em muitas comunidades onde a Vale atua”, afirma Pâmella De-Cnop, diretora-executiva da Fundação Vale.

Em Minas Gerais, as ações da Fundação Vale alcançaram, no ano passado, 644 mil pessoas de 19 municípios. Na área de educação, foram 117 educadores formados e 11,2 mil estudantes beneficiados pelos programas Educação Infantil, Educação Inclusiva, Geociências, Crescer sem Violência e Estação Conhecimento Brumadinho. A Fundação também desenvolve em 15 municípios mineiros o Ciclo Saúde, uma tecnologia social voltada para o fortalecimento da Rede de Atenção Básica de Saúde. No último ano, 225 profissionais foram capacitados e 143,5 mil itens doados para 156 UBS.

Com foco em inclusão produtiva, 30 negócios e 389 empreendedores mineiros foram apoiados. Um exemplo é o Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda – AGIR, realizado nos municípios de Brumadinho, Governador Valadares e Itabirito. O objetivo é fomentar o empreendedorismo local e aumentar o potencial de pequenos negócios. Em 2020, com a pandemia, o programa intensificou esforços para que os empreendedores desenvolvessem estratégias para enfrentar o fechamento de pontos comerciais e o distanciamento social.

“O AGIR veio para somar e para estruturar a nossa associação. Todo o conhecimento foi e está sendo de suma importância, desde os cursos de preparação até a incubação. A consultoria também tem nos fortalecido e orientado”, afirma Aline Nascimento Ribeiro, diretora de Comunicação e artesã da Associação Valadarense de Artesãos, Artistas e Gastronomia Típica, um dos negócios locais beneficiados pelo programa.

Saiba mais sobre a Fundação Vale e as iniciativas em curso em https://www.fundacaovale.org. O Relatório de Atividades da Fundação Vale 2020 está disponível aqui.