Tomar um café forte 30 minutos antes do aeróbico acelera taxa de queima de gordura

Além de ajudar a despertar, melhorar a concentração e garantir pique extra, o café ainda pode ser um bom aliado do emagrecimento. Tomar café antes do treino queima...

367

cafe exercicio relaxar 0421 1400x800

Além de ajudar a despertar, melhorar a concentração e garantir pique extra, o café ainda pode ser um bom aliado do emagrecimento.

Tomar café antes do treino queima gordura

cafe xicara cafeteira 0421 1400x800

A cafeína, principal substância presente no café, é um dos suplementos mais populares para melhorar o desempenho esportivo. Atletas de todo o mundo fazem uso de cafeína para melhorar a resistência e as habilidades físicas.

Até pouco tempo, no entanto, poucas evidências científicas foram apresentadas sobre seus poderes de oxidação ou queima de gordura.

O novo estudo, publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, mostrou finalmente qual é a melhor combinação possível entre café e exercícios aeróbicos para perder peso. Os dados foram divulgados no dia 7 de janeiro de 2021.

corrida caminhada 0518 1400x800

Para a pesquisa, 15 homens foram orientados a completar um treino de exercícios aeróbios quatro vezes, em intervalos de sete dias.

Cada participante recebeu 3mg/kg de cafeína, o equivalente a uma xícara de café forte, às 8 horas ou 17 horas. As condições antes do exercício foram controladas, incluindo o tempo decorrido desde a última refeição.

xicara de cafe 1218 1400x800 0

Os cientistas descobriram então que tomar café meia hora antes de se exercitar aumentava a oxidação das gorduras, especialmente à tarde.

“Foi confirmada a existência de variação diurna na oxidação das gorduras durante o exercício, com valores ainda mais elevados à tarde do que pela manhã, para iguais horas de jejum”, afirmou o professor Francisco José Amaro-Gahete, um dos autores da pesquisa.

cafe xicara graos 1118 1400x800

O estudo apresentou dados promissores, mas os próprios autores apontam que existem limitações. Por exemplo, o número relativamente pequeno da amostra (apenas 15 indivíduos foram estudados).

Além disso, os resultados foram obtidos com homens ativos e não podem automaticamente ser equiparados à população feminina ou sedentária.