8 doenças que a mulher pode desenvolver durante a gravidez e como evitá-las

A gravidez é uma fase da vida da mulher em que ocorrem muitas mudanças físicas, possibilitando o desenvolvimento de algumas doenças ao longo deste período. Mas fique tranquila!...

584

gravida com ultrassom 42021 1400x800

A gravidez é uma fase da vida da mulher em que ocorrem muitas mudanças físicas, possibilitando o desenvolvimento de algumas doenças ao longo deste período.

Mas fique tranquila! Com a orientação adequada de um profissional, é possível evitar todas elas e manter sua saúde em dia durante toda a gestação.

Para que você fique alerta e atenta aos sinais de seu corpo, listamos abaixo as 8 doenças que a mulher pode desenvolver durante a gravidez e como evitá-las!

Doenças que podem surgir na gravidez

barriga gravida gravidez gestacao 1218 1400x800

1. Pré-eclâmpsia

Também conhecida como toxemia ou doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG), esta doença é caracterizada por hipertensão, edema e excesso de proteína na urina.

Preguntas sobre el parto que no nos animamos a hacer 1

Uma em cada dez mulheres grávidas pode apresentá-la e, na maioria dos casos, ela só aparece nas últimas semanas de gravidez, começando na 20ª semana (cerca de 7 meses).

Algumas gestantes têm maior risco de ter esta doença: mães de primeira viagem, com gestações múltiplas ou com histórico familiar de pré-eclâmpsia, além de mulheres obesas.

mujer embarazada manos 4

A pré-eclâmpsia grave é caracterizada por sintomas como dores de cabeça, visão turva, fadiga, falta de urina e dor abdominal. Todos esses sinais indicam que você tem que consultar seu médico imediatamente.

Para diagnosticar a doença, ele poderá realizar exames simples, como medir a pressão arterial, ou outros mais específicos, relacionados à função renal ou à coagulação do sangue. Se julgar pertinente, ele também pode realizar um ultrassom para verificar o crescimento do seu filho, assim como um ultrassom Doppler para observar o fluxo sanguíneo para a placenta.

estres malestar dolor 1

Se você tem pré-eclâmpsia leve, seu médico provavelmente recomendará mudar alguns de seus hábitos, como comer menos sal, beber mais água por dia e aumentar a ingestão diária de proteínas.

Já se seu caso for grave, provavelmente será recomendado repouso na cama e prescrição de alguns medicamentos para normalizar sua pressão arterial.

agua beber copo 0317 1400x800 0

2. Oligoidrâmnio

Essa doença significa que você tem uma quantidade baixa de líquido amniótico – o líquido que envolve o feto dentro do útero -, podendo trazer problemas ao bebê uma vez que ele talvez esteja muito comprimido e isso o coloca em risco de deformação.

maternidad latinoamericana3

Quando há pouco líquido amniótico no útero, os pulmões do seu filho podem não amadurecer normalmente. Então é uma condição que pede bastante cuidado.

semana11 0

Algumas razões pelas quais você pode ter pouco líquido amniótico incluem: sua gravidez durou muito tempo (mais de 42 semanas), a placenta não está funcionando corretamente, o bebê tem uma anomalia cromossômica, não cresceu tanto quanto deveria ou cresceu com problemas com os rins.

recem nascido parto normal nascimento 0418 1400x800 0

Existem também alguns medicamentos que podem causar oligoidrâmnio, como o captopril ou o enalapril. Portanto, não é recomendado consumi-los durante a gravidez, embora em casos muito específicos o médico possa prescrevê-los.

medicamentos viaje 0

Vale ressaltar que o oligoidrâmnio pode ocorrer em qualquer momento da gravidez, embora seja mais comum após o segundo trimestre, e geralmente é diagnosticado em um ultrassom.

ultrasonido bebe embarazo

3. Hiperêmese gravídica (HG)

Durante a gravidez, pelo menos metade das mulheres sofrerá de náuseas e vômitos, mas essa condição é muito mais séria e delicada do que os enjoos comuns.

Que es la tricomoniasis y como se trata 3

Esta doença é caracterizada por náuseas extremamente intensas e vômitos constantes durante a gravidez e os sintomas não desaparecem no primeiro trimestre (como costuma acontecer).

Em alguns casos, as mulheres com esse transtorno vomitam a ponto de perder peso e ficarem desidratadas, levando-as a ficar hospitalizadas por algum tempo. Na internação, elas recebem fluidos intravenosos e outros nutrientes para recuperarem suas perdas, além de medicamentos destinados a minimizar as náuseas.

gravida internada hospital 42021 1400x800

Felizmente, a hiperêmese gravídica é uma doença muito rara, afetando menos de 1% das mulheres grávidas. Kate Middleton, esposa do Príncipe William, sofreu deste distúrbio durante a gravidez.

nauseas embarazo 1

4. Diabetes gestacional

É uma das complicações mais comuns que podem ocorrer durante a gravidez, embora isso não a torne menos delicada.

Ela ocorre quando o corpo da mulher não controla o hormônio insulina corretamente e, portanto, a glicose começa a se acumular no sangue. Vale lembrar que a insulina é um hormônio fabricado no pâncreas e responsável por converter o açúcar dos alimentos (glicose) em energia.

exame diabetes 0318 1400x800 3

Como explicamos acima, o diabetes gestacional é bastante comum: estima-se que afete uma em cada 10 mulheres grávidas que anteriormente não tinham problemas com a produção ou o manuseio da insulina.

Até agora, as causas específicas desta doença não são conhecidas. No entanto, acredita-se que os hormônios da gravidez reduzam a capacidade do corpo de responder à insulina.

dolor embarazo panza

Alguns fatores que podem tornar a mulher mais sujeita a essa doença são: ter histórico familiar de diabetes, mais de 35 anos, hipertensão ou síndrome dos ovários policísticos.

Além disso, se a gestante já foi fumante, está com sobrepeso que ultrapassa o índice de massa corporal (IMC) de 30, se alimenta de maneira inadequada e não faz exercícios, também terá maiores chances de sofrer com essa condição.

10 examenes medicos que todas deberiamos hacernos 10

Os riscos do diabetes gestacional são que ele oferece maior probabilidade de a mulher desenvolver pre-eclâmpsia, diabetes tipo 2 e ter um parto complicado que requer cesariana.

Além disso, isso também pode prejudicar o bebê, pois a gestante terá maior possibilidade de parto prematuro, além de aumentar o risco de seu filho desenvolver diabetes e até ter hipoglicemia ao nascer.

recem nascido chorando muita roupa 0917 1400x800 0

5. Anemia

Esta doença é acontece devido à falta de glóbulos vermelhos no sangue ou sua capacidade reduzida de transportar oxigênio ou ferro. Em termos mais simples, podemos entendê-la como uma quantidade deficiente de ferro no sangue.

A anemia também é bastante comum na gravidez e geralmente não causa danos graves à mulher ou ao bebê.

O que leva cerca de 50% das gestantes a sofrerem com este problema, contudo, é o fato de o organismo aumenta sua demanda nutricional no segundo e terceiro trimestres da gravidez. Com isso, a maioria das mulheres não tem estoques de ferro suficientes e assim acontece a deficiência.

embarazada embarazo 5

Vale lembrar que, durante a gestação, as necessidades de ferro da mãe aumentam drasticamente, pois seu volume de sangue é maior. De exigir 18 miligramas por dia, agora ela precisará de 27.

Para conseguir a quantidade certa de ferro, o médico provavelmente irá prescrever algum tipo de suplemento. Além disso, é muito provável que ele recomende que você consuma alimentos como peixes, nozes, vegetais de folhas verdes e grão de bico.

5 razones por las que el hierro y el acido folico son importantes para tu cuerpo 1

6. Placenta prévia

Trata-se de uma complicação com a qual se deve ter muito cuidado, pois representa riscos reais para o bebê.

barriga gravida perfil 42021 1400x800

Também conhecido como placenta de inserção baixa, este problema acontece quando a placenta se implanta na parte inferior do útero, obstruindo total ou parcialmente o colo do útero. O normal, em pacientes saudáveis, é que a placenta se fixe na parte superior ou lateral do útero.

Esta condição pode causar sangramento durante a gravidez e também durante o parto. Além disso, é provável que o bebê tenha que nascer através de uma cesárea, uma vez que a placenta está bloqueando sua passagem.

 

 

Se você tem placenta prévia, seu médico pode recomendar que você se abstenha de sexo e limite suas atividades físicas ao mínimo.

gravidez mulher oriental 42021 1400x800

7. Incompatibilidade de Rh

Logo em suas primeiras consultas de pré-natal, seu ginecologista deve pedir a você um teste do fator RH para saber qual é seu tipo sanguíneo. Isso é muito importante porque se você for Rh negativo e seu bebê for positivo, seu sistema imunológico pode reconhecer seus glóbulos vermelhos como estranhos e atacá-los.

exame de sangue 0916 1400x800

A boa notícia é que isso é bastante incomum de acontecer com mães de primeira viagem, porém com cada nova gestação a mulher se tornará mais sensível ao Rh positivo.

gravida com filhos 42021 1400x800

No entanto, não se preocupe, pois se o seu médico detectar um risco, ele recomendará que você aplique anticorpos Rh por volta da 28ª semana de gravidez. Desta forma, é possível reduzir os problemas em suas futuras gestações.

8. Hipotireoidismo

Como você sabe, a gravidez gera muitas alterações no corpo e algumas delas podem afetar o funcionamento da tireoide. É por isso que, entre todos os estudos de laboratório que o médico pedirá a você, há um muito importante chamado teste do hormônio estimulador da tireoide (TSH).

Este exame mede se sua tireoide está produzindo hormônios suficientes, pois se você tiver uma deficiência, é provável que tenha uma doença chamada hipotireoidismo, que pode afetar o desenvolvimento de seu bebê.

regiao pescoco tireoide 42021 1400x800

A boa notícia é que, uma vez detectado, o hipotireoidismo na gravidez pode ser controlado para evitar complicações.

O mais comum é que o médico monitore a evolução de seu quadro e mande fazer um teste de TSH a cada seis a oito semanas, aliado ao uso de um hormônio tireoidiano sintético chamado levotiroxina. A dose será ajustada de acordo com a evolução da sua gravidez.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a ter uma ideia sobre as doenças que você pode sofrer durante a gravidez. No entanto, é importante lembrar que nenhuma informação encontrada na internet substitui o diagnóstico ou o conselho profissional de um médico especialista em saúde reprodutiva.