Vacinação contra a Covid-19 continua para idosos acima de 65 anos nos postos de saúd

Últimas doses encaminhadas pelo Governo de Minas Gerais foram apenas para segunda dose e para complemento de grupos já contemplados na campanha municipal A vacinação para idosos com...

75

Últimas doses encaminhadas pelo Governo de Minas Gerais foram apenas para segunda dose e para complemento de grupos já contemplados na campanha municipal

A vacinação para idosos com 65 ou mais de idade continua em postos de saúde de Itabira, mediante agendamento. As últimas remessas de doses encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde foram, apenas para segunda dose e complemento dos grupos já contemplados pela campanha municipal.

Nessa segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu da gerência regional (GRS) 2.540 novas doses, entre imunizantes da AstraZeneca e da Coronavac. Todo o imunizante já chega ao município com a destinação específica. Desse total, uma pequena quantidade é para agentes de forças de segurança e outro é para idosos com faixa etária entre 65 e 69 anos. Também há vacinas para a segunda dose de idosos com idade entre 70 a 74 anos e profissionais de saúde.

Por meio do drive-thru, Itabira avançou até a idade de 65 anos na semana passada. Porém ainda há pessoas nessas faixas etárias que ainda não receberam a imunização. Esse grupo deve procurar o posto de saúde mais próximo de casa para fazer o agendamento da vacinação. Também nos postos, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito a comunicação com quem já tomou a primeira dose e está na época de tomar a segunda.

Na semana passada, a GRS já havia repassado à Prefeitura de Itabira uma remessa com 5.260 doses. Desse total, a grande maioria (4.870) é destinada à segunda dose de idosos entre 70 e 79 anos. A outra parte é para segunda dose de profissionais de saúde e primeira dose de forças de segurança.

Profissionais de segurança começaram a ser vacinados nesta terça (13). Foram dez indicados pelo Corpo de Bombeiros, dez pela Polícia Civil e outros dez pela Polícia Militar. Conforme nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, foram incluídos no grupo prioritário aqueles profissionais das forças de segurança envolvidos nas ações de combate à Covid-19.

Os idosos entre 70 a 79 anos serão vacinados com a segunda dose da Coronavac a partir da semana que vem. O município passa a seguir a nova recomendação do Instituto Butantan, para que a janela entre primeira e segunda doses seja de 28 dias e não mais 14. Esse processo deverá ser por meio do drive-thru, com escalas ainda a serem anunciadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

A SMS ainda aguarda o envio de remessas para avançar com a imunização entre os idosos de 60 a 64 anos, além dos demais públicos prioritários. A expectativa é de que as novas doses sejam encaminhadas ao município na próxima semana.