Prevenção: família é orientada a deixar residência no Bethânia por causa de chuvas

Queda de muro coloca residência em risco; Defesa Civil mantém alerta por causa da previsão meteorológica A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compec) precisou orientar que...

23

Queda de muro coloca residência em risco; Defesa Civil mantém alerta por causa da previsão meteorológica

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compec) precisou orientar que uma família deixasse a residência nesse domingo (7), em função das fortes chuvas que caíram sobre a cidade no fim de semana. A ocorrência foi registrada na rua Jordânia, no bairro Bethânia, onde um muro desabou e coloca em risco a estrutura do imóvel. No local residiam quatro pessoas, que serão transferidos para outra casa da própria família.

De acordo com a coordenadora municipal da Defesa Civil, Nilma Maria Macieira de Castro, o muro que desabou foi construído pelos proprietários do imóvel no ano passado, após uma queda de barranco no final de 2019. A estrutura tinha 10 metros de cumprimento e não resistiu às chuvas deste fim de semana.

“Nós avaliamos que a estrutura da residência está em risco e orientamos que a família deixe o local de imediato. Eles possuem um outro imóvel e estão se mudando para lá. Não foi preciso fornecimento de um abrigo por parte do município”, disse a coordenadora.

Itabira registrou grande volume de precipitações neste domingo, quando a chuva foi incessante durante todo o dia. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden), a média colhida nas seis estações de monitoramento mantidas pelo órgão em Itabira foi de 111 milímetros, com uma das estações, no bairro Pedreira, chegando à casa dos 133,8 milímetros de chuva somente no domingo.

A Defesa Civil também fez atendimentos em duas casas no bairro Machado (uma por estar em área de risco e outra por problemas no telhado) e em uma residência no Gabiroba, devido a deslizamento de barranco. O órgão municipal cedeu lonas para que os moradores fizessem um controle paliativo até o período de estiagem, quando poderão solucionar as demandas em definitivo.

Além desses chamados, o domingo também teve atendimentos por causa de quedas de árvores nos bairros 14 de Fevereiro e Praia, além da estrada 105. Nesses casos, a Defesa Civil acionou o Corpo de Bombeiros para a remoção das plantas caídas.

Chamados

A Defesa Civil de Itabira continua em prontidão. A previsão é de mais chuva nesta segunda-feira (8) e na terça (9). As equipes podem ser acionadas pelo 3839-2147 e também pelo 193, do Corpo de Bombeiros.

Para receber informações sobre condições climáticas e alertas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), basta que o cidadão encaminhe um SMS para o número 40199, informando o CEP da rua onde mora. A mensagem é gratuita.