Compensar sono no final de semana não adianta e ainda pode engordar, diz estudo

  Se você dorme pouco durante a semana por causa do trabalho ou dos estudos e aproveita o sábado e o domingo para “compensar” o sono, passando mais horas...

1027

 

dormir bem sono 0419 1400x800

Se você dorme pouco durante a semana por causa do trabalho ou dos estudos e aproveita o sábado e o domingo para “compensar” o sono, passando mais horas na cama, saiba que o hábito é inútil, não resolve o cansaço e, em alguns casos, pode até resultar em ganho de peso.

sono descanso dormir 0419 1400x800

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Colorado Boulder, nos Estados Unidos, dormir algumas horas a mais no final de semana não resulta em nenhum benefício metabólico a longo prazo. O experimento contou com 36 pessoas e foi conduzido durante nove dias.

Compensar o sono no fim de semana pode engordar

 

sono dormir espreguicar 0918 1400x800

Para chegar à conclusão, os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos: o primeiro teve o sono restringido a não mais que cinco horas, outro pôde “compensar” as horas de sono no fim de semana e dormir o quanto quisesse e o último não recebeu nenhuma restrição em relação ao sono.

Ao verificar o metabolismo de todos os voluntários, os cientistas observaram que os grupos que tiveram o sono limitado apresentaram praticamente os mesmos níveis de ganho peso e deterioração do metabolismo. Os participantes comeram mais durante a noite, engordaram e exibiram declínios na sensibilidade à insulina.

sono dormir cama 0418 1400x800

O grupo que adotou o método de compensação de sono no fim de semana apresentou melhorias moderadas, mas que não eram mantidas durante a semana, quando retomaram uma rotina de sono restrito.

Em algumas medidas, o grupo de recuperação de fim de semana mostrou até piores resultados. Quem teve sono restrito o tempo todo apresentou redução da sensibilidade à insulina em 13%. No grupo de recuperação de fim de semana, a piora chegou a 27%.

sono ressaca tristeza 0218 1400x800

Pesquisas anteriores feitas pelos mesmos estudiosos mostraram que o sono insuficiente pode elevar os riscos de obesidade e diabetes, aumentando também a vontade de fazer lanches à noite e diminuindo a capacidade de regular o açúcar no sangue. Os impactos negativos podem ocorrer após apenas uma noite de sono perdido.