Por que é tão difícil ficar sem comer açúcar? Médica explica “tim-tim por tim-tim”

Um dos grandes desafios de quem faz dieta, ou que busca manter uma alimentação balanceada, é dar adeus ao açúcar, ou ao menos reduzir drasticamente sua presença no...

670

Um dos grandes desafios de quem faz dieta, ou que busca manter uma alimentação balanceada, é dar adeus ao açúcar, ou ao menos reduzir drasticamente sua presença no cardápio. Mas será que é só uma questão de auto-controle ou existe algo no nosso corpo que torna tudo muito mais difícil?

Por que é difícil ficar sem comer açúcar?

nutróloga Anna Virginia explica que o açúcar é capaz de acionar centros de recompensa no nosso cérebro, o que provoca um estado imediato de bem-estar e euforia. Diante de correrias cotidianas, excesso de responsabilidade ou apenas doses diárias de estresse é comum ficarmos tentados a buscar esses estímulos com mais frequência, ainda que inconscientemente.

Mas não pára por aí, ao consumir alimentos ricos em açúcar damos início para um ciclo que nos leva a continuar no vício. Para responder à dose de açúcar, o organismo libera insulina para modular o índice glicêmico, o que leva a uma rápida queda dos níveis de açúcar no sangue, provocando mal-estar físico, fraqueza, tontura, improdutividade, mal humor e, claro, desejo por mais doces.

Adeus açúcar?

O que a especialista sugere não é a abolição do consumo do açúcar, mas uma relação equilibrada com a substância. Entender de onde está vindo a vontade de comer doces é um bom caminho para romper com o ciclo de recompensas e procurar outras formas de se sentir melhor.

Fonte: Vix.com