AAS pode salvar uma vítima de infarto e há um jeito ainda mais eficiente de ingerir

Remédio bastante popular e usado para aliviar dores simples de cabeça e desconfortos como febre ou cólicas, o AAS (ácido acetilsalicílico) também pode salvar uma vítima de infarto, graças...

1439

infarto ou gases 0318 400x800

Remédio bastante popular e usado para aliviar dores simples de cabeça e desconfortos como febre ou cólicas, o AAS (ácido acetilsalicílico) também pode salvar uma vítima de infarto, graças à sua ação que impede a união de plaquetas, “afinando” o sangue e permitindo que ele volte a fluir.

infarto ataque cardiaco 118 400x800

De acordo com um artigo publicado pela Universidade de Harvard, a maioria dos ataques cardíacos ocorre quando uma placa carregada de colesterol em uma artéria coronária se rompe, atraindo para a superfície plaquetas, que são células sanguíneas que provocam a coagulação do sangue.

Um coágulo que se acumula na placa rompida pode crescer e, consequentemente, bloquear a artéria, privando parte do músculo cardíaco do oxigênio, resultando, então, em um infarto. O uso do AAS, neste caso, antes mesmo de correr para o pronto-socorro, pode limitar os danos ao coração e até mesmo evitar a morte.

Como tomar AAS em caso de infarto

remedio coracao pilula 118 400x800

Ainda segundo informações da universidade, existe um jeito ainda mais eficiente de ingerir o AAS para evitar danos causados pelo infarto: em vez de tomar o remédio com água, o ideal é mastigar o comprimido.

A medida faz com que o medicamento tenha seus efeitos potencializados e chegue mais rapidamente à corrente sanguínea.

remedio aspirina comprimido 118 400x800

A conclusão foi obtida após um teste realizado com 12 voluntários orientados a tomar a dose padrão do medicamento de diferentes formas: engolindo um comprimido com água ou mastigando o medicamento por 30 segundos antes de engolir.

Cada participante experimentou os métodos com o estômago vazio e em dias diferentes.

aspirina remedio idosa 118 400x800

Os cientistas descobriram que o medicamento, quando mastigado, agiu muito mais rápido, em apenas 5 minutos, contra 12 minutos do remédio ingerido com água.

É importante ressaltar, no entanto, que o uso do ácido acetilsalicílico em caso de infarto é uma medida emergencial que ajuda a diminuir os riscos de morte, mas que é indispensável ir a um hospital imediatamente para receber socorro médico.