Itabira terá mês de combate ao abandono de animais

Projeto de autoria do presidente Neidson Freitas foi aprovado por unanimidade Um projeto do vereador Neidson Dias Freitas (PP), que cria em Itabira o “Dezembro Verde”, mês de...

919

Projeto de autoria do presidente Neidson Freitas foi aprovado por unanimidade

Um projeto do vereador Neidson Dias Freitas (PP), que cria em Itabira o “Dezembro Verde”, mês de combate ao abandono de animais, foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara nesta terça-feira, 27 de novembro. O objetivo é conscientizar a população sobre o crime de maus-tratos e estimular a guarda responsável com ações preventivas, educativas e de reflexão.

De acordo com Neidson, a data não foi escolhida aleatoriamente. Pesquisas mostram que o abandono cresce até 50% em dezembro, mês de férias escolares e viagens. “Itabira tem abraçado essa causa e trabalhado com políticas públicas. Avançamos muito com as audiências públicas, fizemos mais de 200 esterilizações com o Castramóvel do Governo do Estado, aprovamos um projeto de lei que prevê punição a quem abandona animais. Isso vai de encontro à necessidade do mundo inteiro”, declarou o presidente.

Neidson informou ainda que a Associação dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi) acaba de adquirir um Castramóvel que vai fazer mutirões permanentes nas cidades associadas. “Temos um problema de saúde pública. Precisamos conscientizar as pessoas que adquirem animal por modismo e depois, na hora que vira um problema, simplesmente jogam fora como se fosse um objeto. Abandono é crime! Itabira sai na frente e tem se dedicado em resolver esse problema de maneira eficiente e responsável”, afirmou.

Controle populacional

Em setembro deste ano, a Câmara Municipal de Itabira já havia aprovado um projeto de lei sobre o controle populacional de cães e gatos. As medidas incluem mutirões de castração, identificação dos animais e seus respectivos donos, campanhas, dentre outras. Pelas regras, fica vedado, no âmbito do Município, o extermínio de animais para fins de controle populacional. Como método de contenção reprodutiva, os mutirões de castração, como o ocorrido no início deste ano, serão priorizados.

Combate ao bullying

Em segundo turno, os vereadores aprovaram um projeto do vereador Paulo Soares de Souza (PRB) que institui em Itabira o “Março Laranja”. O mês será dedicado a combater o bullying nas escolas, problema grave que precisa ser erradicado, na visão do autor do projeto. “Eu tenho como bandeira o emprego, mas fiquei muito feliz por apresentar este projeto. Que seja um mês no qual a gente possa fazer uma série de atividades de

conscientização. Já tivemos casos inclusive de suicídio, de atentados. Ninguém merece ser traumatizado pelo bullying – nem criança, nem jovem, nem adulto”, afirmou Paulo Soares.