Os vilões do sono: nem pense em comer estes alimentos à noite!

Saiba quais são os alimentos que devem ser evitados antes de ir pra cama e e durma como um anjo! Se você anda passando por momentos de insônia,...

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Saiba quais são os alimentos que devem ser evitados antes de ir pra cama e e durma como um anjo!

Se você anda passando por momentos de insônia, saiba que a culpa pode estar no prato! O que a gente come antes de ir para cama pode, sim, influenciar o sono.

As nutricionistas Kheyt Fernandes, do Instituto Lerner, e Angélica Grecco, do Instituto EndoVitta, listam os vilões da alimentação noturna.

Alimentos e bebidas com cafeína

Não é novidade que ela nos mantêm acordados, mas você sabia que a cafeína não está presente apenas no café e no refrigerante? Ela pode estar no chá (mate e preto, principalmente), no chocolate quente, e até nos remédios que tomamos. Fique de olho nos rótulos e nas bulas.

“A cafeína estimula o sistema nervoso central  e inibe a ação da adenosina (hormônio do sono)”, afirma a dra. Angélica. Ela ainda explica que mesmo o chocolate amargo não é recomendado: “Ele possui teobromina, que aumenta os batimentos cardíacos e causa insônia”, complementa.

Açúcares em excesso

Doces, bolos e até frutas secas em grandes quantidades estão proibidos. “O açúcar estimula a liberação de insulina, hormônio que impede e atrapalha a produção de outros hormônios durante a noite”, aponta a dra. Kheyt. Além disso, haverá um grande estímulo em seu metabolismo.

Álcool 

Sabe aquela tacinha de vinho que relaxa? Talvez ela faça o efeito contrário momentos depois. Estudos têm apontado que o álcool pode prejudicar algumas fases do sono. Se você não abre mão de uma dose, não tem problema, mas tome algumas horas antes de ir pra cama.