Batata rosti com calabresa e gruyère é receita para já ir jantando a Suíça

A Copa do Mundo sempre será uma desculpa para aprender um pouco mais sobre outras nações e culturas. E como gastronomia é dos nosso temas favoritos, o time da Cheftime, empresa que entrega...

1315

 (Foto: Divulgação)

Copa do Mundo sempre será uma desculpa para aprender um pouco mais sobre outras nações e culturas. E como gastronomia é dos nosso temas favoritos, o time da Cheftime, empresa que entrega receitas e ingredientes porcionados, está fazendo com a gente uma viagem pelo mundo com receitas de países que o Brasil vai encarar no mundial

Nossa primeira parada, a batata rosti é um prato originário da Suíça e chegou ao Brasil – mais especificamente no Rio de Janeiro – por meio de imigrantes em 1818.No país de origem, ela é servida em forma de panqueca, com os ingredientes incorporados, e não recheado como de costume aqui no Brasil. Mas de todas as formas, a batata rosti é uma boa pedida para dias frios e -esperamos – momentos de comemoração.

Ingredientes:

650 g de batata

150 g de linguiça calabresa

200 g de queijo gruyère

3 g de tomilho

80 g de alface crespa

O que você vai precisar?

1 faca de corte

1 tábua de corte

1 panela média

1 frigideira média antiaderente

1 ralador

1 colher grande ou espátula de silicone

1 escumadeira

 (Foto: Divulgação)

Descasque as batatas, coloque-as em uma panela e cubra com 3 dedos acima de água. Ligue em fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos. As batatas não podem ficar muito cozidas, tem que ficar consistentes e cruas por dentro. Dica: uma outra forma de fazer é utilizando o microondas. Coloque a batata em um recipiente (próprio para microondas) e leve ao microondas em potência máxima, por 3 minutos. Depois, é só seguir os próximos passos. Corte a linguiça calabresa em cubos pequenos. Rale o queijo na parte grossa de um ralador. Desfolhe o tomilho.

 (Foto: Divulgação)

Escorra a água das batatas e passe-as em água fria corrente para esfriar. Rale-as na parte grossa de um ralador e, tempere-as com sal, pimenta e o tomilho. Reserve um pouco do tomilho para decorar.

Aqueça uma frigideira antiaderente com cerca de 20 ml de azeite. Espalhe metade da batata ralada no fundo e por cima distribua a calabresa e o queijo gruyère. Finalize cobrindo com o restante da batata. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.

 (Foto: Divulgação)

Na metade do tempo, vire a batata rosti de lado. Faça isso com o auxílio de uma escumadeira ou com ajuda de outra frigideira, passando de uma para outra. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Sirva a batata rosti com a salada e tempere as folhas com com azeite, sal e pimenta.