O que acontece com seu cabelo ao usar um produto vencido

Cuidado: o hábito pode resultar em alergia no couro cabeludo e até em queda dos fios. A cena acontece no boxe do banheiro de quase todas nós: o...

1144

Cuidado: o hábito pode resultar em alergia no couro cabeludo e até em queda dos fios.

O que acontece com seu cabelo ao usar um produto vencido

A cena acontece no boxe do banheiro de quase todas nós: o xampu está quase para acabar (bem antes do condicionador), daí você compra uma nova dupla e esquece a antiga lá. Ou, então, uma máscara hidratante de cabelo incrível cruza sua vida, mas sua amiga comenta de um produto que faz milagres e, outra vez, mais um potinho se acumula. O resultado: alguns deles vencem sem a gente perceber e acabam entrando em nossa rotina de vez em quando.

Só que o hábito não deve mais acontecer! A definição da data limite impressa na embalagem produto não se trata de simples suposição. “Um cosmético fora do prazo de validade pode perder suas propriedades e, com isso, os ativos simplesmente param de funcionar”, explica a dermatologista Juliana Viesi, de Curitiba. Algumas dessas substâncias oxidam ou passam por diversos tipos de reações químicas, causando alergias e dermatites na pele e no couro cabeludo. E quando essa região está irritada, gera inflamação e até queda!

Mas fique atenta a outros sinais (além do rótulo) que entregam a hora certa de jogar o produto no lixo. “Fique de olho em alterações de cor, odor, consistência e textura”, alerta a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. Em qualquer sinal de alteração, a especialista afirma que a melhor solução é interromper o uso.

Siga estas dicas para conservar bem seus cosméticos preferidos por mais tempo – o contato com o ar, sol e até o manuseio acelera seu envelhecimento: guarde-os em locais que não sofram grande variação de temperatura e umidade e mantenha-os sempre bem fechados. Assim, bactérias e fungos não têm onde fazer a festa.