Alimentos anti-inchaço e mais dicas para chegar ao carnaval com a barriga sarada

A folia está chegando, mas ainda dá tempo de controlar a alimentação e investir em exercícios para exibir a silhueta fininha nas fantasias por aí Muitas cidades já...

1396

A folia está chegando, mas ainda dá tempo de controlar a alimentação e investir em exercícios para exibir a silhueta fininha nas fantasias por aí

Muitas cidades já estão em clima de carnaval, com diversos blocos e bandas espalhados pelas ruas. Mas a festa mesmo será em fevereiro e ainda dá tempo de cuidar da alimentação e praticar alguns exercícios para chegar aos desfiles com aquela barriga sarada.

Com alguns cuidados na alimentação e disciplina, dá para chegar ao carnaval com a barriga sarada
Com alguns cuidados na alimentação e disciplina, dá para chegar ao carnaval com a barriga sarada

Diversos especialistas afirmam que boa parte do segredo para a barriga sarada está na alimentação, portanto, vale rever o cardápio nesses dias pré-folia. A ideia é investir em alimentos naturais, deixar os processados de lado e focar naquilo que ajuda a combater o inchaço e a retenção de líquido , que muitas vezes dão a sensação daquela barriguinha saliente.

Separamos alguns alimentos muito bem-vindos nessa missão anti-inchaço :

1. Ameixa

Essa fruta é conhecida por ajudar a combater a prisão de ventre e, com isso, contribui também para acabar com possíveis inchaços na região abdominal. Além disso, é usada nas dietas de emagrecimento. “Também favorece a perda de peso, pois suas fibras aumentam a sensação de saciedade, além de ajudar no controle da glicemia e dos níveis de colesterol no sangue”, afirma Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. Para completar, ainda é uma opção com baixas calorias.

Com 2 ameixas maduras, 1 maçã verde, 100 mL de leite de arroz e 50 mL de leite de coco você faz um smoothie de ameixa ideal
Divulgação/Oba Hortifruti

Com 2 ameixas maduras, 1 maçã verde, 100 mL de leite de arroz e 50 mL de leite de coco você faz um smoothie de ameixa ideal

Segundo a nutricionista, a ameixa pode ser consumida a qualquer hora, desde o café da manhã, como sobremesa após o almoço ou um lanchinho à tarde. A dica da especialista é escolher uma fruta bm madura e fresca, de preferência aquelas com tom vermelho escuro vivo e com aroma característico exalando. Assim, há um melhor aproveitamento de todos os nutrientes.

Outra dica é só cortar a ameixa na hora do consumo, pois a polpa tende a oxidar. Também há o risco de perder teor de vitamina C.

2. Tomate

Mais uma sugestão de Renata é esse clássico de tantos preparos. Ela explica que o tomate também é um alimento rico em fibras e, por isso, ajuda no trânsito intestinal e no combate ao inchaço.

Outra vantagem é que fonte de potássio, nutriente que contribui para que não tenha retenção de líquido no organismo e, como consequência, um maior volume abdominal. Para completar, ainda é uma fruta diurética, já que sua composição é de 90% de água.

Tomates podem virar petiscos e diversas receitas
Divulgação/Oba Hortifruti

Tomates podem virar petiscos e diversas receitas

Para turbinar os efeitos para uma barriga sarada, vale combinar tomate com ingredientes termogênicos, como pimenta. Mas também é preciso cuidado nessas combinação. De nada adianta um molho de tomate frescos com um prato gigante de massa. Veja algumas dicas de  receitas com tomate que ajudam na dieta .

3. Mais frutas diuréticas

A lista dessa categoria é extensa, vai muito além do tomate, e provavelmente alguma dessas opções vai agradar seu paladar. Elas são ricas em água na composição e também contém outros nutrientes, como o potássio, que ajudam a equilibrar os níveis de sódio e de líquidos no corpo.

Melancia é um ótimo diurético natural
shutterstock

Melancia é um ótimo diurético natural

Um clássico aqui é a melancia. Ela ainda é fonte de licopeno, que previne contra o câncer de próstata e mama. Outra boa ideia é o abacaxi , que contém fibras, que auxiliam na digestão e na questão da saciedade, e uma substância chamada bromelina, enzima que também contribui para uma boa digestão. Boa ideia para uma sobremesa refrescante.

Mais uma opção, de acordo com Renata Girau, é a maçã . A fruta tem nutrientes que podem fazer um detox no organismo , ajudando a eliminar líquidos e também toxinas do corpo. Ela pod ser consumida in natura, com a casca para não perder nutrientes, ou usada como um adoçante. Meia maçã é capaz de dar um sabor especial ao suco, smoothie ou vitamina sem acrescentar muitas calorias e dispensando o uso de açúcar.

Maçã ajuda a fazer uma faxina no organismo por conter itens como fibras, potássio, vitamina B6 e pectina, que ajuda no controle glicêmico e no colesterol
shutterstock

Maçã ajuda a fazer uma faxina no organismo por conter itens como fibras, potássio, vitamina B6 e pectina, que ajuda no controle glicêmico e no colesterol

4. Chás poderosos

Essas bebidas também podem têm seus efeitos diuréticos. De acordo com o endocrinologista Pedro Assed, boas opções para esse fim são os chás de hibisco e de cavalinha. O médico explica que eles contém xantinas e taninos, considerados antioxidantes naturais. Eles atuam nos tubulos renais e, com isso, ajudam o organismo a eliminar sódio pela urina, por isso acabam sendo apontados como diuréticos.

Chá de hibisco é um ótimo diurético e digestivo e pode ser consumido frio ou quente
shutterstock

Chá de hibisco é um ótimo diurético e digestivo e pode ser consumido frio ou quente

Além disso, o chá de hibisco também é conhecido como um laxante leve e um digestivo e, como já sabemos, ter o sistema de digestão em dia é uma ajuda e tanto para acabar com inchaço abdominal e para ter a barriga sarada. A vantagem é que fica muito bom tanto na versão quente quanto na gelada.

5. Água

Beber água ajuda - e muito - na dieta
shutterstock

Beber água ajuda – e muito – na dieta

Sim, beba água para combater a retenção de líquido. O corpo bem hidratado funciona melhor, garantindo o transporte adequado de todos os nutrientes. Por isso, lembre-se da velha e boa dica de beber dois litros de água por dia antes, durante e depois da folia, ainda mais nesses tempos de calor do verão brasileiro.

Exercícios pré-carnaval

Vale também mexer o corpo para chegar em forma à folia. E uma ótima dica é apostar em treinos de HIIT, aqueles que contém atividades intervaladas de alta intensidade. Geralmente são treinos rápidos, de no máximo meia hora de duração, e misturam movimentos vigorosos com descansos ativos. Por exemplo, série de burpees seguida de corrida no lugar.

Burpee é um exercício muito comum nos treinos de HIIT e trabalha todo o corpo
shutterstock

Burpee é um exercício muito comum nos treinos de HIIT e trabalha todo o corpo

Esse tipo de treino ajuda a queimar gordura durante e depois da atividade física e, por isso, viram um ótimo aliado na busca pela barriga sarada. Nosso colunista Vinícius Possebon é preparador físico e especialista no assunto e traz várias dicas de exercícios e sugestões de treinos para fazer em qualquer lugar, já que eles não pedem o uso de aparelho. Saiba mais sobre o HIIT na coluna de Vinícius Possebon .