Ciência revela os 12 passos para secar o cabelo com perfeição

Um cientista com doutorado da Universidade de Cambridge criou um guia com 12 passos para aumentar a saúde do seu cabelo. De acordo com um estudo acadêmico da Universidade...

1652

Um cientista com doutorado da Universidade de Cambridge criou um guia com 12 passos para aumentar a saúde do seu cabelo.

De acordo com um estudo acadêmico da Universidade de Cambridge existe uma forma certa para secar o cabelo. Dr. Tim Moore, que dedicou seus estudos para investigar as melhores maneiras para manter os fios saudáveis, desmentiu vários mitos sobre o cuidado do cabelo. Dr. Moore tem doutorado em Microeletrônica pela Universidade de Cambridge e agora é diretor de tecnologia da GHD Hair.

Seu guia científico, publicado no Mail Online, mostra 12 passos para evitar pontas duplas e para ter fios brilhantes e fortes:

Passo 1: entenda a estrutura do seu cabelo

Segundo Dr. Moore, você deve compreender a estrutura do seu fio antes de começar cuida-lo. O cabelo é feito de queratina, mesma proteína encontrada nas unhas. A camada externa é chamada de cutícula – ela é rígida e protetora. O meio é conhecido como córtex, mais flexível proporcionando força e elasticidade ao cabelo.

Passo 2: não acredite no mito do secador

A maioria das pessoas acredita que o calor do secador é mais prejudicial do que o ar que seca normalmente os fios, mas isso está errado. Dr. Moore diz que quando você molha os fios, a água é absorvida pela camada externa, pela cutícula e pelo córtex. O córtex aumenta e, consequentemente, fica enfraquecido. Quanto mais tempo o fio ficar molhado, mais o cabelo se incha, facilitando a quebra.

Passo 3: produtos de cabelo caros não valem o preço

Comprar produtos de nível médio é o mais inteligente a se fazer. Se você sair para trabalhar com os fios molhados, corre o risco de frizz, já que qualquer umidade no ar fará com que seu cabelo levante. A poluição do ar, em contato com o fio molhado, também é prejudicial.

Passo 4: use uma toalha antes do secador

Você precisa se livrar do excesso de água com uma toalha antes de secar os fios com o secador. Há um truque para isso: evite esfregar o cabelo pois isso irá quebrar alguns fios e incentivar o frizz. Em vez disso, amasse o cabelo gentilmente na toalha.

Passo 5: penteie, não escove

Nunca use uma escova no cabelo molhado porque você irá quebrar os fios. Use, lentamente, um pente para desfazer os emaranhados devagar.

Passo 6: evite cabelo molhado à noite

Dormir com cabelos molhados é um pesadelo para a saúde do seu cabelo. Quando você move sua cabeça contra o travesseiro, você causa fricção, o que pode quebrar os fios.

Passo 7: use a baixa velocidade do secador

Comece a secagem em uma temperatura baixa para evitar que o cabelo se sobreaqueça. Que o cabelo por partes segurando o secador a uma distância de 15cm da cabeça. Assim que seus cabelos estiver quente, significa que 90% dos fios já estão secos, então você pode aumentar a temperatura. Finalize com ar frios para refazer as ligações internas do cabelo. Dr. Moore garante que isso irá selar as cutículas e evitar o frizz.

Passo 8: como ter volume

Algumas pessoas acham que você precisa secar o cabelo para baixo para obter volume, mas não necessariamente.Tudo o que você precisa fazer é colocar o bocal do secador de cabelo o mais próximo do couro cabeludo possível para garantir o volume.Isso ocorre porque o volume é criado quando os fios de cabelo saem da sua cabeça em um ângulo mais alto.

Passo 9: use um bocal estreito

Um bico de secador estreito ajudará a alinhar ou tornar os fios do seu cabelo apontados na mesma direção, tornando o cabelo mais brilhante.

Passo 10: prancha e babyliss

Utilize essas ferramentas apenas quando os fios estiverem completamente secos. Se eles ainda estiverem úmidos, a água aquecida se transformará em um gás, o que danifica os fios.

Passo 11: cabelos cacheados

O cabelo liso cresce fora de um folículos redondo, enquanto um cabelo encaracolado vem um de folículo oval. Para secar, use sempre um difusor ligado ao secador de cabelo.

Passo 12: o tempo

O clima úmido fará com que seu cabelo perca a forma. Para combater a umidade, use um spray de proteção contra o calor.