Aparecida Pilar – Explica o significado e a importância de um “Coaching”

Para falarmos de Coaching é necessário conhecer seu significado, para que serve e como se beneficiar de tudo o que se pode colher desse conjunto de ferramentas. Então,...

1883

Para falarmos de Coaching é necessário conhecer seu significado, para que serve e como se beneficiar de tudo o que se pode colher desse conjunto de ferramentas.

Então, vamos lá!

A palavra ‘coaching’ vem do inglês condutor, ou seja, aquele que conduz as pessoas de um ponto a outro. Na Inglaterra esse termo denominava os cocheiros, aqueles que transportavam as pessoas em suas lindas carruagens!

Quando alguém busca por um coach, aquele que conduz o processo, é porque está em busca de autoconhecimento para que consiga de forma consistente promover mudanças, adquirir novos comportamentos, ter uma visão mais clara de algum processo, como por exemplo, estudar para concursos, entrar em uma faculdade, e, progredir na carreira, buscar melhorias na sua qualidade de vida, emagrecimento, trabalhar a ansiedade, a auto estima, mudar padrões de crenças, e, assim por diante, sendo também utilizado, inclusive, para empresas e seus líderes que buscam desenvolvimento pessoal e profissional.

Um coach experiente é capaz de conduzir seu cliente, o coachee, de forma proativa para que ambos atinjam o resultado, que ao longo do processo vai acontecendo de maneira sólida, no sentido, de que o autoconhecimento permite enxergar de forma clara o que temos de melhor e o que precisamos lapidar, e isso passa por um passo a passo focado na necessidade de cada um.

É importante salientar, que o resultado depende muito mais do cliente – o coachee, do que do coach, pois cabe ao coachee se empenhar para absorver e agir de acordo com o que surge no processo para que ele atinja seus resultados.

Aqui, caso a pessoa não se entregue tanto, não esteja no comando da sua vida, o resultado será o mesmo, ou seja, colherá mais daquilo que já está colhendo e, não adianta reclamar ou terceirizar a responsabilidade, porque fica claro que não está havendo engajamento. Às vezes, uma pequena mudança trás um grande resultado, e para que seja facilmente assimilado, o processo é divido em sessões nas quais a escuta ativa e a parceria andam juntas. O aprendizado é importante para que depois do processo com acompanhamento ele possa se autogerir, ou seja, ser o propulsor da sua própria evolução.

Os benefícios são muitos, por exemplo, mais qualidade de vida e menos stress, associados ao autoconhecimento, autoestima elevada e autoconfiança. Capacidade de modificar comportamentos improdutivos e aprimoramento dos relacionamentos e da comunicação interpessoal. Além desses resultados, o cliente se torna mais independente, proativo, motivado e preparado para acessar seu potencial e assumir o controle da sua vida. Quer coisa melhor?! Ser o autor da própria vida com clareza e determinação!

Agora que você já sabe, quem vem comigo?!

#qualidadedevida#empoderamento#autoconhecimento#liderança#motivação#mudesuavida#felicidade#autordodestino#