Pâmela Garcia – Nutricionista – Sobre o Detox

  Tirando dúvidas sobre o termo Detox O termo detox é a abreviatura da palavra em inglês detoxification, que significa em portugês desintoxicação. Os alimentos utilizados são frutas...

1855

 

Tirando dúvidas sobre o termo Detox

dieta-detox-7-dias

O termo detox é a abreviatura da palavra em inglês detoxification, que significa em portugês desintoxicação.

Os alimentos utilizados são frutas e hortaliças, dentre eles os mais comuns são: couve, agrião, alface, rúcula, inhame, cenoura, beterraba,  limão, abacaxi, melancia, laranja, chá verde, hibisco e gengibre. Além de fibras como linhaça, chia, aveia, farinha de banana berde…  A Nutrilife possui uma linha variada de fibras que podem ser adicionadas aos sucos, sopas e sanduíches.  

Se forem utilizados de forma correta sob a orientação de um profissional, a inclusão de alimentos antioxidantes de forma que todas as necessidades nutricionais de macronutrientes( proteínas, lipídeos e carboidratos) ,micronutrientes( vitaminas e minerais)  e fibras sejam supridas eles são benéficos a saúde.

Muitos destes alimentos como abacaxi, melancia, chá verde, hibisco…possuem efeito diurético, consequentemente diminuem a retenção de líquidos, contribuem, ainda, para o trabalho do fígado com a retirada de toxinas do organismo e melhoram o funcionamento intestinal.

Incluir sopas e sucos feitos a base de hortaliças e frutas ricos em vitaminas e minerais não fazem mal ao organismo, porém existem pessoas que consomem durante o dia todo somente esses alimentos, dessa forma deixam de consumir macronutrientes como lipídeos, proteínas e carboidratos em quantidades adequadas, podendo não alcançar a necessidade do indivíduo, além disso pode causar hipoglicemia e dores de cabeça decorrente da privação desses nutrientes por isso a importância de procurar orientação de um profissional nutricionista para ser orientado.

Abaixo estão três receitas( um suco, uma sopa e um sanduíche), tenho o hábito de passar receitas saudáveis como material extra do plano alimentar que prescrevo aos meus pacientes, durante a reeducação é muito importante ter o hábito de preparar os alimentos. Essas receitas além de saudáveis são muito saborosas.

Suco Desintoxicante

Ingredientes:

2 maçãs-verdes descascadas

suco de 1 limão

folhas de alface

½ copo de água.

Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva.

 

Sopa Detox

Ingredientes
-1 colher de café de gengibre ralado

-2 dentes de alho amassado

-1 cebola grande picada

-1 colher e meia de sopa de óleo de coco extra virgem

-1 pires de nabo ralado

-1 pires de repolho roxo picado

-2 ramos de salsão com talo picado

-1 pires de salsinha picada

-2 folhas de couve picado

-1 pires de couve-flor picado

-1 pires de brócolis picado

-1 abobrinha picada ou chuchu (picado)

-2 colheres de sopa de farinha de banana verde orgânica

-2 litros de chá verde pronto coado

-Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Colocar em uma panela o óleo de coco com a cebola, o alho e o gengibre. Deixe fritar ligeiramente. Coloque o restante dos ingredientes, refogue e adicione o chá verde pronto coado. Deixe cozinhar por 20 minutos.

 

Sanduíche Integral Cremoso

Modo de Preparo: Escolha um pão de forma integral de sua preferência. Para o recheio, misture queijo cottage, cenoura ralada, manjericão seco e espinafre bem picadinho. Recheie o sanduíche e leve ao forno para aquecer.

Pâmela Garcia Ferreira Oliveira – Nutricionista

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Viçosa com Especialização em Nutrição Clínica com Ênfase Ambulatorial e Hospitalar e atualmente cursando pós graduação em Nutrição Esportiva

Sócia da loja de produtos naturais Nutrilife.

e-mail: pamgfnut@hotmail.com