Um pouquinho de bacon ao dia eleva risco de câncer em 20%: como comer sem perigo?

Pesquisas recentes mostram que mesmo quantidades pequenas de carne todos os dias, como uma fatia de bacon extra, podem aumentar em uma alta porcentagem o risco de câncer colorretal. O...

905

fatias bacon assadas 0817 1400x800

Pesquisas recentes mostram que mesmo quantidades pequenas de carne todos os dias, como uma fatia de bacon extra, podem aumentar em uma alta porcentagem o risco de câncer colorretal.

O mais recente estudo sobre o assunto, liderado pela Universidade de Oxford e apoiado pela organização Cancer Research UK (CRUK), contribui para a evidência de que comer carnes vermelhas e carnes processadas pode ser prejudicial à saúde.

bacon desayuno americano

Uma fatia extra de bacon por dia aumenta o risco de câncer

Os pesquisadores analisaram informações de meio milhão de pessoas envolvidas no grande estudo do Reino Unido sobre o Biobank e descobriram que, em um período de seis anos, 2.609 pessoas desenvolveram câncer de cólon.

A partir desses resultados, os pesquisadores estimam que comer três fatias de bacon por dia, em vez de apenas uma, aumenta o risco de câncer em 20%. No estudo, o consumo de 21 g de carne vermelha ou processada por dia foi comparado com o consumo de 76 g (dados médios) e um aumento significativo da incidência da doença foi observado em quem comia mais este tipo de alimento.

bacon tocino

A CRUK, que além de financiar este estudo recente apoiou centenas de pesquisas sobre todos os tipos de câncer, aponta que, dos quase 42 mil casos de câncer de cólon que ocorrem a cada ano no Reino Unido, mais de 5 mil poderiam ser evitados se as pessoas não comessem carnes processadas.

Com base na pesquisa disponível, as carnes processadas foram classificadas como grupo 1 (carcinogênico para humanos) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com cigarros e materiais de amianto. No entanto, essa classificação não denota quão grande é o risco.

prevenir las varices 4

O tabagismo, por exemplo, causa mais de 54 mil casos de câncer por ano, tornando-se mais perigoso do que o bacon, diz Emma Shields, gerente de informações da CRUK. Sobre o estudo, ele acrescenta:

“Este estudo mostra que quanto mais carne [vermelha e processada] você come, maior o risco de desenvolver câncer. Obviamente, o oposto também é verdadeiro: quanto menos carne [vermelha e processada] você come, menor o risco de ter câncer colorretal no futuro.”

carne roja

A Public Health England, uma agência do departamento de saúde inglês, disse, a partir das informações de suas pesquisas, que as pessoas consomem uma grande quantidade desses tipos de carne. O problema é quase global e, para os latino-americanos, ainda maior.

Segundo uma análise da dieta global em 27 anos, publicada pela The Lancet, nas Américas é consumida muita carne, especialmente nos Estados Unidos, no Canadá e nos países da América do Sul. Por exemplo, nos Estados Unidos e no Canadá, o consumo diário de carnes processadas excede 20 g. Carnes processadas são consideradas presunto, salame, bacon e salsichas.

Na América do Sul, a carne vermelha é consumida em quase todas as refeições, e embora a quantidade recomendada por dia seja de 22 g, essa região consome mais do que o dobro, em média.

cortes carne roja

O maior consumo de carne vermelha é encontrado nas Américas, de acordo com uma análise realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, por sua sigla em inglês).

Os Estados Unidos lideram a lista de consumo de carne vermelha, com um consumo de 97 kg por ano: 266 g por dia por pessoa, um consumo mais de 10 vezes superior ao valor recomendado. Em terceiro e quarto lugar estão Argentina e Uruguai, com um consumo de 86,1 kg e 81 kg por ano, respectivamente: 236 g e 222 g de carne vermelha por dia, em média.

Em sexto e sétimo lugar estão o Brasil e o Chile, que consomem 77,2 kg e 71,6 kg por ano, com médias de 212 g e 196 g diários, respectivamente.

hamburguesas parrilla

Como comer carne sem perigo?

Apesar dos alertas levantados pelos estudos, você pode, sim, comer carne e ser saudável. A carne vermelha é uma boa fonte de proteína, ferro e outros macronutrientes. Para obter seus benefícios e satisfazer o paladar sem prejudicar a saúde, basta atentar-se às quantias ingeridas por dia., já que a quantidade recomendada de carne leva em conta o equilíbrio entre obter todos os benefícios dessa refeição e evitar os riscos.

O departamento de saúde do Reino Unido adverte qualquer pessoa que consuma mais de 90 g de carne vermelha ou processada diariamente que reduza seu consumo a um máximo de 70 g por dia, de acordo com a BBC. Seriam três porções de carne por semana, no máximo.