Quais tratamentos funcionam de verdade para evitar ou amenizar as estrias? Listamos

As estrias são lesões da pele como uma espécie de cicatriz, que costumam aparecer principalmente nas coxas, nádegas, seios, abdômen e quadris (especialmente na gravidez). No começo, essas...

3354

estrias barriga 0117 400x800

As estrias são lesões da pele como uma espécie de cicatriz, que costumam aparecer principalmente nas coxas, nádegas, seios, abdômen e quadris (especialmente na gravidez). No começo, essas lesões são avermelhadas ou rosadas, depois evoluem para um tom esbranquiçado.

Entre os principais causadores de estrias estão os fatores hormonais, predisposição genética, ganho de peso e o famoso “efeito sanfona”.

Descubra algumas alternativas de tratamentos para prevenir e remediar o aparecimento das tão indesejáveis marquinhas lineares.

Como evitar as estrias?

pernas creme hidratante 016 400x800

Use cremes de hidratação potentes

Hipoglós ajuda a prevenir e amenizar as estrias recentes. “Porém, nas estrias previamente instaladas, que já sofreram um processo de desidratação e perda do colágeno, ele não tem o poder de fazê-las sumir”, explica a biomédica Monica Batista. De acordo com a especialista, é preciso aplicar a pomada à noite em toda a região afetada e, no dia seguinte, retirar utilizando sabonete líquido, de preferência neutro.

Aplique óleo de uva

O óleo de uva previne e ameniza estrias, pois estimula a produção de colágeno que auxilia a elasticidade dos tecidos. “O óleo cria uma película que impede que a pele perca água, associado ao creme de hidratação. Pele hidratada ganha mais elasticidade, o que previne a formação de estrias”, explica a dermatologista Dra. Carlota César.

Esfolie naturalmente

Receitas caseiras com alimentos que servem como esfoliantes naturais podem ser opções para prevenir estrias. Para ajudar a prevenir as cicatrizes e evitar que o problema aumente, o peeling caseiro que mistura óleo de oliva com açúcar cristal aplicado com movimentos circulares uma vez por semana é eficiente. “A mistura remove as células mortas e ajuda na hidratação, fator que evita o aparecimento de novas fissuras”, recomenda a dermatologista Dra. Paula Periquito.

Como amenizar as estrias

estria barriga tratamento 400x800

“As estrias antigas (brancas) são como cicatrizes, ou seja, todo o processo inflamatório foi resolvido e já não há mais como reparar os danos”, explica a dermatologista Dra. Márcia Pontes. Porém, para as vermelhas (mais recentes), as chances são bem maiores, pois tratam-se de lesões ainda em andamento. A seguir, conheça três alternativas diferentes de tratamentos estéticos que podem minimizar a aparência das estrias.

Laser fracionado

Os lasers fracionados costumam promover uma regeneração eficaz da pele, através da produção de colágeno novo. No entanto, o tratamento é demorado e são necessárias, no mínimo, seis sessões com intervalos de 30 dias entre elas. “Para completar, durante o período de tratamento a laser, o sol deve ser evitado para não provocar o surgimento de manchas na região”, explica Dra. Paula Bellotti.

Icon

O equipamento, que possui várias ponteiras para diversos tratamentos, usa um laser de erbium para o tratamento das estrias. “A pele responde ao calor emitido pelo aparelho formando um novo colágeno, regenerando a lesão”, explica a dermatologista Dra. Renata Valente Carneiro. O procedimento é um pouco dolorido, por isso, é usada uma pomada anestésica antes. A pele fica inchada e avermelhada por até duas horas depois do procedimento.

Radiofrequência fracionada

tecnologia de radiofrequência fracionada utiliza eletricidade fazendo com que a energia consiga penetrar de forma mais homogênea e profunda na pele. Assim, os estímulos elétricos atuam na renovação até a derme, sem machucar tanto a superfície, como acontece com alguns lasers. O resultado é uma pele com textura mais lisa e firme. O tratamento varia de três a cinco sessões, uma por mês, e segundo o médico Dr. Cristiano Ribeiro Velasco, é contraindicado para grávidas.