Dizem que ninguém conseguia fazer um pudim de leite condensado como o Abade. Graças a seu pudim a Abadia de Prisco se tornou famosa na gastronomia Portuguesa.

O português e o Brasileiro têm um gosto acentuado pelo açúcar, herança trazida pelos primeiros na época da colônia, acentuando-se principalmente nas regiões do nordeste brasileiro aonde estavam instalados os engenhos de cana de açúcar.

O açúcar definiria o paladar histórico dos brasileiros. A doçaria portuguesa seria a base da doçaria brasileira e da nossa cultura culinária.

Os pudins comuns são originários da Grã-Bretanha, o significado da palavra “puddiing” em Inglês significa simplesmente sobremesa.  Como prato principal os pudins cozidos eram uma refeição comum abordo dos navios e barcos da Marinha Real Britânica no século XVIII e XIX, com a mistura de farinha e gordura, evoluíram com o passar do tempo, até chegarem a popularmente conhecida receita de hoje em dia.

Muitos pudins de sobremesa lembram aos bolos, mas são mais úmidos e geralmente servidos em bocados em uma tigela comumente de barro, acompanhados de manjar ou sorvetes, também muito usado no sul do Brasil como acompanhamento é o doce de leite mineiro ou as geleias de mocotó.

O preparo habitual faz com que o açúcar e os outros ingredientes se solidifiquem por meio de um agente estrutural espessante como normalmente utilizado o ovo, gelatina, tapiocas e outras féculas. Podem exigir algum cozimento ou serem prontos para consumo.

A receita se expandiu pelo mundo todo, aqui no Brasil se tornou a sobremesa clássica presente em qualquer festa ou evento, por ser um doce muito fácil e rápido de preparar. O pudim de leite condensado é o favorito dos Brasileiros e é o mais fácil de preparar, em Minas Gerais um dos estados de maior diversidade gastronômica do Brasil, se tornou uma obra prima, principalmente no leste do estado, mais exatamente em Guanhães a 244 quilômetros de Belo Horizonte. A região oferece paisagens de serras, fazendas, grandes aéreas de conservação e uma culinária muito rica em tradições e criatividade. O estado de Minas Gerais é o segundo mais habitado do pais, no passado foi muito importante pela exploração e descoberta de enormes minas de ouro, com a chegada dos portugueses misturando-se com os índios nativos nasceu a cultura e a tipicidade do famoso “Mineiro”. O mineiro é muito agradável, simpático e hospitaleiro, com seu famoso bom humor e sua cozinha típica, dão prestigio a gastronomia Brasileira.

Uma famosa mineira muito conhecida pelo seu famoso pudim de leite condensado conta que sua receita é uma herança familiar, sua avó trouxe a receita desde Portugal ao Brasil junto com outras receitas. Diz ela que em seu restaurante preparam-se todos os dias pelo menos 4 pudins, para ela é uma sobremesa que não pode faltar no cardápio, que tem gente que vão ao restaurante somente para comprar o pudim e levá-lo inteiro para casa.  Ela explica que o segredo do seu pudim é não bater os ingredientes no liquidificador, para que o doce fique com os famosos e desejados furinhos, ela bate tudo com o batedor de mão. Como fazia sua avó. E a não esquecer que tudo é feito ao banho maria.

Como preparar o pudim de leite condensado?

Em uma vasilha, temos que bater os 3 ovos como sabemos a mão. Pôr o leite condensado e o leite e bater bem. Reservar.

Em uma panela, levar ao fogo baixo o açúcar. Quando começar a derreter e ficar no ponto caramelo, pôr a agua. Retirar quando a calda começar a engrossar sua consistência. Despejar a calda em uma forma e, em seguida, pôr a mistura do pudim. Levar ao forno em banho maria por uma hora aproximadamente com uma temperatura de 200° graus ou até passar o teste do palito. Depois retire, deixe esfriar, desenvolve e bom apetite!