André Viana é aprovado nas minas Chapa 1 recebe aprovação de 93% dos trabalhadores

O Presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira será reconduzido ao cargo de presidente. Ele obteve 1094 votos, ou seja, 93% de aprovação dos...

117

O Presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira será reconduzido ao cargo de presidente. Ele obteve 1094 votos, ou seja, 93% de aprovação dos votos apurados na noite desta sexta-feira (12) pelos 1196 associados que participaram, por meio do voto secreto, das eleições sindicais, durante três dias. A eleição movimentou a sede do sindicato, minas das empresas e outras entidades que receberam as urnas para votação.

A Chapa 1 – União Para Evoluir – recebeu o apoio de diversos sindicatos e entidades, entre elas Stefem (Maranhão), Metabase Carajás (Pará), Metabase BH, Metabase Mariana, Asprev e Aposvale. O presidente reeleito comentou: “Confesso que foram dias cansativos, mas valorosos. Destaco a democracia da eleição, com oportunidade para todos participarem com suas chapas, mas que ao final somente a nossa foi inscrita. Isso só demonstra que nosso trabalho foi aprovado e não houve interesse de composição de chapa de oposição. Desde o início da nossa gestão, fiz questão de manter o diálogo com os trabalhadores, às vezes nas portarias, às vezes nas minas, mas sempre dialogando.

Me trouxe experiência e conhecimento das necessidades do “chão de fábrica”. Acredito que me cacifou a representar os trabalhadores e lutar pelos seus direitos e anseios, junto ao patronato. Me sinto recompensado pelo apoio de tanta gente. Aproveito para destacar duas personalidades: O “Sô” Olavo Couto, de 94 anos e “Seu” Nicota, com 96 anos de idade, assim como meu pai, com 82, mostraram-me o que é ser participativo nas causas de interesse dos trabalhadores.

A vinda deles à sede para votar me motiva, mas acima de tudo, me emociona”. Ele lembrou de algumas ações realizadas em sua gestão, motivo pelo qual, acredita na aceitação da sua reeleição: “Houve um aumento de 750 vagas de emprego somente na Vale; a atuação como membro do Conselho de Administração da Vale, fortalecendo a representatividade dos trabalhadores; mais de 160 milhões de reais em cartão alimentação e 750 milhões de reais em salários reajustados; revitalização do Clube Campestre com asfaltamento, pintura de quiosques, reformas diversas; melhora nos planos de saúde das empresas, diversas ações judiciais vitoriosas que reverteram em ganhos financeiros para os associados e não associados; os menores reajustes do plano de saúde Pasa dos últimos 15 anos, inclusive com reajuste zero no pior do ano da covid-19, enfim, difícil enumerar todo o nosso trabalho”.

Questionado sobre o futuro, André disse que o trabalho será multiplicado: “Pesquisas mostravam que nossa aprovação era de 68%, um atestado de bom trabalho. Quero continuar nossas ações, elas me reelegeram, mas quero também fazer ainda mais. Reforçar a representatividade em todas as áreas operacionais, aumentar a presença dos diretores junto ao trabalhador; continuar a luta contra a precariedade do ambiente de trabalho, ou seja, desde os banheiros, vestiários, restaurantes e elevadores, até as minas, usinas, pátios e oficinas, tudo tem de ser melhorado; vamos continuar combatendo as demissões e a terceirização nas empresas, fortalecer a participação dos funcionários nos lucros por meio da PLR, enfim, muita coisa ainda para fazer.” André finalizou agradecendo a comissão eleitoral e os mesários, sem nenhuma “ligação com o Metabase”, independentes e experientes em eleições sindicais. Disse que os funcionários do Metabase são sempre destaque positivo na condução de qualquer evento e que deve muito a eles, seja pelo compromisso, seja pelo engajamento.

As eleições do Sindicato Metabase foram para a escolha dos membros da diretoria executiva, do conselho fiscal, do conselho de delegados representantes e do conselho consultivo para o quadriênio 2022/2026. O Metabase Itabira é o maior sindicato da região e um dos maiores de Minas Gerais. Tem sua base territorial abrangendo 30 cidades com representatividade em cerca de 20.000 trabalhadores. O ato de nomeação da nova diretoria e recondução ao cargo de presidente, ainda não tem data marcada.