Barragem Borrachudo II tem nível 1 de emergência retirado

A barragem Borrachudo II, da Mina do Meio, localizada em Itabira (MG), teve seu nível 1 de emergência retirado nesta quinta-feira (11/8/22). A ação foi comunicada aos órgãos...

248

A barragem Borrachudo II, da Mina do Meio, localizada em Itabira (MG), teve seu nível 1 de emergência retirado nesta quinta-feira (11/8/22). A ação foi comunicada aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Borrachudo II é uma estrutura construída em etapa única com solo compactado e passou por uma extensa campanha de investigação geotécnica. Foram realizadas obras de melhorias estruturais, incluindo a adequação da barragem para chuvas extremas, resultando em condições satisfatórias de segurança e operação e consequente emissão de Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. Todo o trabalho foi acompanhado pela assessoria técnica do MPMG.

A estrutura é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas. A Vale segue empenhada no atendimento às melhores e mais rigorosas práticas internacionais de engenharia para gestão de suas barragens, com destaque para a adesão do Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês), e com foco prioritário na segurança das pessoas e cuidados com o meio ambiente.