Desenvolvimento econômico e bem-estar são foco das ações de reparação e compensação da Vale em Barão de Cocais

Contemplar os interesses da população e do poder público segue sendo prioridade das ações de compensação da Vale. As iniciativas, voltadas para o desenvolvimento da infraestrutura urbana, saúde,...

97

Contemplar os interesses da população e do poder público segue sendo prioridade das ações de compensação da Vale. As iniciativas, voltadas para o desenvolvimento da infraestrutura urbana, saúde, educação, lazer, cultura e turismo em Barão de Cocais, foram construídas a partir da escuta ativa aos moradores, do poder público e da participação direta de representantes da comunidade para que as principais necessidades locais sejam conhecidas e priorizadas.

Em 2022, alguns marcos foram alcançados nesse sentido. Entre as obras entregues à comunidade no primeiro semestre do ano, um dos destaques é a reforma da Praça da Lagoa, importante espaço de convivência para as famílias da cidade. As obras proporcionaram um ambiente agradável com mais opções de atividades para crianças, jovens, adultos e idosos, além de valorizar a paisagem urbana e contribuir com a movimentação do comércio local.

Com a reforma, Praça da Lagoa se tornou um ambiente ainda mais agradável para as famílias de Barão de Cocais

Fortalecimento da economia 
O incentivo à criação de novas frentes de negócio e o fortalecimento de cadeias produtivas existentes é outra frente de compensação em Barão de Cocais. Os programas de fomento econômico têm contribuído para o desenvolvimento de pequenos empreendedores e negócios locais. É o caso de 50 instituições participantes do Programa Valorizar, que estimula o desenvolvimento das organizações sociais locais, e dos empreendedores participantes do Projeto Horizonte, que oferece capacitações, consultorias e investimento financeiro para que novos negócios saiam do papel.

Os investimentos em capacitação profissional também têm contribuído para que profissionais de diferentes áreas se insiram no mercado de trabalho. São programas como o Cozinha Escola, que capacita e amplia oportunidades para a geração de renda, por meio da valorização os produtos gastronômicos tradicionais da região, e dos 40 cursos oferecidos em parceria com o Instituto Yara Tupynambá, nas áreas de gastronomia, estética, jardinagem e inglês básico, definidos com base nas demandas dos moradores e a partir dos resultados do diagnóstico social realizado em 2019.

Programa Cozinha Escola capacita e amplia oportunidades para a geração de renda por meio da valorização de produtos regionais
Reforço na saúde básica
A Atenção Básica em Barão de Cocais recebeu um importante reforço, por meio do programa Ciclo Saúde, com capacitação de profissionais e equipagem de instrumentos e mobiliário. Concluído este ano, o programa atuou na equipagem de 100% das Unidades Básicas de Saúde, fornecendo instrumentos e mobiliário para aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica, e na qualificação de gestores e profissionais de saúde.

As ações de compensação e desenvolvimento da Vale levam projetos duradouros às comunidades, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida aos moradores. Para conhecer todas as iniciativas realizadas em Barão de Cocais, acesse vale.com/reparacao.