Visita Orientada’ traz à Câmara de Itabira a alunos da EEMZA

Estudantes se reuniram com vereadores nesta terça-feira (26), participaram da reunião ordinária e conheceram as dependências do Legislativo A Câmara Municipal de Itabira recebeu nesta terça-feira (26) alunos...

425

Estudantes se reuniram com vereadores nesta terça-feira (26), participaram da reunião ordinária e conheceram as dependências do Legislativo

A Câmara Municipal de Itabira recebeu nesta terça-feira (26) alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA). Por meio do programa “Visita Orientada”, promovido pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, os estudantes participaram de um bate-papo com os vereadores antes da reunião ordinária.

Acompanhados das professoras Simone Félix e Gisele Mara, e da intérprete de Libras Eliane Meireles Viana Oliveira, os alunos conheceram o funcionamento do Legislativo, fizeram perguntas aos parlamentares e visitaram os gabinetes e o setor administrativo da Casa. Essa foi a primeira turma a participar do programa este ano, que tem como meta atender a 10 escolas até 28 de junho.

Ao dar boas-vindas à classe, os vereadores ressaltaram a importância da conscientização dos jovens na política como instrumento de transformação. “Comecei como presidente da associação do meu bairro aos 18 anos e lá fiquei por dois mandatos. Também presidi o diretório acadêmico da Fachi/Funcesi, representando todos os alunos do curso de Direito da instituição. Fui eleito ainda, duas vezes, conselheiro tutelar. Em 2016, fui eleito pela primeira vez vereador. Fui reeleito e escolhido para ser o presidente da Câmara de Itabira. O que sempre me motivou foi o desejo de ajudar a construir uma cidade melhor. Acredito que projetos como este são fundamentais para a formação de novos líderes”, ressaltou o presidente Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB).

O objetivo da iniciativa, de acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Marcela Cristina Lopes da Silva, é contribuir para a educação política e cidadã de crianças, jovens e adolescentes. Além disso, visa oferecer aos estudantes a oportunidade de exercício de participação no parlamento. O programa acontece desde 2014, mas esteve parado nos últimos anos devido à pandemia de Covid-19.

13ª Reunião Ordinária

Nesta terça-feira (26) foi a realizada a 13ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira. O presidente do Legislativo, Weverton Vetão abriu a sessão solicitando aos colegas e presentes no plenário um minuto de silêncio em respeito ao falecimento da mãe do vereador Roberto Fernandes Carlos de Araújo “Robertinho” (MDB), Jovelina Rodrigues Carlos de Araújo.

O projeto de resolução nº 10/2022, que aprova o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, referente à prestação de contas do Município – exercício de 2019, foi retirado de pauta a pedido do presidente da Casa. A matéria volta à pauta da reunião que será realizada na próxima semana para votação em turno único.

Já o projeto de lei nº 20/2022 que altera a Lei nº 5.285, de 2021 foi aprovado por unanimidade e em segundo turno. A matéria trata das gratificações pagas aos pregoeiros e equipe de licitações da Câmara de Itabira.