Oficina para idosos do Cras continuam nos domicílios

Os cuidados com a população idosa de São Gonçalo do Rio Abaixo é uma missão para a administração da cidade. Assim, mesmo diante da situação pandêmica mundial, o...

142

Os cuidados com a população idosa de São Gonçalo do Rio Abaixo é uma missão para a administração da cidade. Assim, mesmo diante da situação pandêmica mundial, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, mantém desde janeiro as oficinas de atividades para os cidadãos na “Melhor Idade”. Os trabalhos são desenvolvidos remotamente, afim de garantir a segurança em saúde dos usuários.

Dona Luci Madalena recebe com alegria os materiais e toda a equipe.

A equipe do Centro, composta pela professora de artesanato, uma auxiliar e uma orientadora social, visita quinzenalmente os idosos assistidos e entrega o kit, sempre em local aberto, já que mantêm os protocolos sanitários.

A senhora, Efigênia Santana Arcanjo tem 97 anos, é moradora de Cachoeira do Carmo, participa das oficinas desde a implantação e o formato domiciliar, não mudou sua dedicação aos trabalhos propostos pela equipe do Cras. “Gosto muito das atividades e em casa até minha bisneta me ajuda. Tenho muitas coisas, forros e pinturas de vários temas como: flores, frutas, Papai Noel… É muito bom”, disse a idosa.

Luci Madalena Batista da Silva, 56 anos, moradora da localidade de São José é outra participante das oficinas. “É gratificante receber o material e as orientações das profissionais. Com a pandemia achei que iria acabar, mas a equipe se desprende da sede do Cras e vem até nós. Esse é um trabalho maravilhoso, aprender o bordado, a pintura e outras habilidades”, comentou.

As oficinas são compostas de orientação social dentro de eixos temáticos e artesanato, baseadas na preferência do público. Para os trabalhos manuais são enviadas fotos referenciais da atividade proposta e todo o material para montagem. Participam das oficinas 96 idosos, moradores do Centro e das localidades de Bamba, Jurubeba, Vargem Alegre, Bom Sucesso, Martins, Pacas, Ponte Coronel, São José, Cachoeira do Carmo e Una.

Dona Efigênia, com 97 anos mostra vitalidade e disposição para as atividades propostas.