Prefeitura e Sebrae abrem inscrições para curso técnico gratuito

Parceria entre Prefeitura e Fide dá oportunidade para que 70 jovens da rede pública estudem de graça por meio do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae Minas A...

365

Parceria entre Prefeitura e Fide dá oportunidade para que 70 jovens da rede pública estudem de graça por meio do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae Minas

A Prefeitura de Itabira, em parceria com a Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide), traz ao município a oportunidade para que 70 jovens de baixa renda possam estudar gratuitamente na escola do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ Minas Gerais). A iniciativa acontece por meio do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que dará aos jovens selecionados acesso à formação técnica gratuita em Administração com ênfase em Gestão de Negócios.

Para concorrer a uma das vagas disponíveis, é necessário fazer a inscrição no link https://www.itabira.digital/nej, até o dia 31 deste mês. Podem participar jovens com idades entre 16 e 24 anos, que tenham cursado toda a vida escolar em instituições públicas. Os interessados devem já ter concluído ou estar no terceiro ano do Ensino Médio em escolas estaduais de Itabira. O processo seletivo será realizado por uma equipe do NEJ, com acompanhamento da Prefeitura, que garantirá acesso aos cadastros de pessoas de baixa renda no município.

As aulas estão previstas para começar no dia 2 de maio, os 70 jovens serão divididos em duas turmas com 35 alunos. Ao longo de um ano, os estudantes vivenciarão uma metodologia inovadora, aliando teoria e prática. Além das disciplinas básicas do curso de Administração, a formação técnica contará com projetos de Empreendedorismo e Gestão, como o Tutoria, Empresa Simulada e Vitrine.

Ao todo, o curso é composto por três módulos que proporcionarão ao aluno um ensino que vai desde o primeiro contato com o mundo dos negócios até o planejamento do seu primeiro projeto ou negócio real.

Confira o cronograma com as datas para participar do NEJ:

Prova online: 01 a 05 de abril

Divulgação do resultado: 25 de abril

Matrículas: 26 a 29 de abril

Início das aulas: 02 de maio

O NEJ

Criado em 2010 pelo Sebrae, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) já formou mais de 1.700 alunos. A escola, anualmente, oferta cerca de 330 vagas e é sucesso em cidades como Belo Horizonte, Nova Lima e Betim. Após concluírem o curso, os jovens entram no mercado de trabalho preparados para lidar com os desafios e mais confiantes para transformar as ideias em negócios lucrativos.