Educadores fazem visita técnica aos setores da Secretaria de Meio Ambiente

Fernando Pessoa, professor da escola de Vargem Alegre falou da importância do cuidado que a cidade tem com o Meio Ambiente. Conhecer a realidade de São Gonçalo do...

378
Fernando Pessoa, professor da escola de Vargem Alegre falou da importância do cuidado que a cidade tem com o Meio Ambiente.

Conhecer a realidade de São Gonçalo do Rio Abaixo para melhor preparar os alunos da rede municipal de ensino é fundamental para o aprendizado da Educação Ambiental, disciplina incorporada à matriz curricular do município. Para isso, as Secretarias de Educação e Meio Ambiente realizaram uma visita técnica com alguns professores que assumiram a disciplina.

Na ocasião, os educadores puderam conhecer a Fábrica de Sabão Ecológico, o Viveiro de Mudas e o Aterro Sanitário, acompanhados da secretária de Meio Ambiente, Eunice dos Santos, do coordenador do Aterro, Rodrigo de Souza e da coordenadora da disciplina da Secretaria de Educação, Fernanda Pessoa.

Para Fernando Soares, professor da escola de Vargem Alegre, a visita proporcionou a possibilidade de levar para a sala de aula, uma visão mais ampla do que é educar para cuidar do ambiente e o que deve ser transmitido ao aluno; ao cidadão em formação. “É importante saber como a cidade tem zelo com o cultivo próprio das espécies que estão nos jardins das praças, com as plantas nativas e frutíferas, para termos consciência como professor, que a continuidade desse processo depende da Educação Ambiental que ensinamos”, completou.

As visitas aos setores, como no Viveiro de Mudas promoveu maior conhecimento aos professores

Vanelli Costa, professora da escola Ioleide Aparecida Pessoa Araújo, estava encantada com a infraestrutura da cidade, como a Fábrica de Sabão e do Aterro, tema de trabalhos acadêmicos. “O projeto da Fábrica de Sabão, evitando que o óleo usado seja jogado no ambiente e a estrutura organizada do Aterro, com a quantidade de lixo recebida, só me motiva a ensinar aos alunos sobre os impactos gerados e como podem ser amenizados”, explicou.

Para a implantação da disciplina na rede, as escolas municipais já receberam através da Secretaria de Meio Ambiente, recipientes tipo “bombonas” que serão preparadas de forma multidisciplinar pelos alunos para a coleta seletiva, assunto amplamente abordado com as crianças.

 

Nívia Martins/Acom/PSGRA

Vaneli Costa, professora da escola Ioleide Aparecida Pessoa Araújo falou de maior motivação com a visita técnica.