“Ninguém segura essa Mulher”: pedal, caminhada e passeio ciclístico movimentam o domingo na praça do Povo em João Monlevade

O centro de João Monlevade ficou ainda mais bonito neste último domingo (13). A praça do Povo esteve ocupada por mulheres de todas as idades para o evento...

136

O centro de João Monlevade ficou ainda mais bonito neste último domingo (13). A praça do Povo esteve ocupada por mulheres de todas as idades para o evento “Ninguém Segura essa Mulher”. Foram realizadas atividades de corrida,caminhada e passeio ciclístico que contaram com mais de 400 inscritas.  O evento foi realizado pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com o apoio de organizações da sociedade civil do município.

Para uma das participantes, a secretária Andreia Caldeira, 55 anos, o evento foi uma mistura de emoção e adrenalina. Ela ficou bastante emocionada quando atravessou a linha de chegada e com lágrimas nos olhos disse: “essa foi para você meu amor”. Viúva há pouco tempo, Andreia homenageou o marido que era o seu maior incentivador. “Comecei a correr no final de 2018 para perder peso. Eu pesava 78 kg e hoje estou com 57kg. Não corro mais para emagrecer, mas sim como terapia e eu gosto muito disso”, disse Andreia que vê no esporte um alicerce para esquecer os problemas do dia a dia.
A assistente social Júlia de Fátima dos Santos, 41 anos, e a mãe, Eliana Maria dos Santos, 63 anos, não perdem qualquer oportunidade de estarem juntas, inclusive nas práticas esportivas. “Eu gostei demais do evento. Ficou muito bom”, destacou Eliana que já aguarda ansiosa o próximo.
Outra que também participou das atividades foi a moradora de Rio Piracicaba, Cristina dos Santos Franco, 43 anos.  Ela se inscreveu na caminhada na categoria para deficiente. “Caminho devagar dentro dos meus limites a pedido dos médicos que cuidam da minha saúde. Gosto muito de esporte e fiquei muito feliz em participar desse evento aqui em João Monlevade”, comentou a atleta, lembrando que já aguarda a próxima atividade para chamar novas amigas.
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) estiveram presentes durante o evento e entregaram as medalhas às participantes. Para Dr. Laércio Ribeiro, a prática esportiva é mais do que potencializar a saúde. “O esporte, mesmo que seja uma leve caminhada é muito bom para a saúde das pessoas. Depois de um período sem atividades livres por conta da pandemia, estamos mais tranquilos para podermos realizar novas atividades com mais segurança”, acrescentou.
Já o vice-prefeito destacou a participação de mulheres de todas as idades nesse encontro. “Como bem disse o nosso prefeito, esporte é sinônimo de saúde e é muito bom ver tantas mulheres de diferentes idades aqui na praça praticando esporte. Esse foi o primeiro evento da Prefeitura depois de um momento tão agoniante com a pandemia da Covid-19. Por isso, ver o sorriso no rosto das pessoas nos contagiou tanto”, comentou Fabrício Lopes.
Percurso – As participantes de todas as categorias da caminhada e também da corrida percorreram 5 km. Já as mulheres que optaram pelo passeio ciclístico pedalaram aproximadamente 10 km. Todas as participantes ganharam medalhas e os primeiros lugares, troféus.
Categorias – As categorias foram divididas para mulheres até 19 anos, de 20 a 39 anos, de 40 a 59 anos, a partir de 60 anos e também pessoas com deficiência.
As primeiras duzentas inscritas ganharam uma camiseta do evento e também foram recolhidos itens de beleza e de higiene pessoal que serão destinados a mulheres em vulnerabilidade social.
Apoio – O “Ninguém Segura essa Mulher” foi realizado pela Prefeitura  de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e contou com a participação dos conselhos municipais da Mulher e do Esportes, Associação Mulheres em Ação (Ama), Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon Mulher), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Mulher), Associação Bike é Vida (Abivic), Fabiano Lacerda Esporte e dos grupos Juntas Somos mais Fortes e Amigas que Correm.
O evento contou com aferição de pressão arterial por uma equipe do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), bem como de testes gratuitos de Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde.  As crianças puderam brincar no pula-pula e degustar pipocas e algodão-doce.
Presenças – Estiveram presentes no evento a primeira dama do município e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Dra. Rosângela Guimarães Ribeiro, e a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede). O presidente da Câmara de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos), e os vereadores Bruno Cabeção (Avante), Belmar Diniz (PT) e Rael Alves (PSDB) estiveram presentes. O “Ninguém Segura essa Mulher”, também contou com a presença dos secretários municipais de Esportes e Lazer, Samir Gomes; de Administração, Gilberto Vicente Barcelos; do chefe de Gabinete, Geraldo Giovani; da assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho e do diretor executivo do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins. (Fonte e fotos Acom/PMJM)