Equipe de basquetebol da Secretaria de Esportes participa de torneio em Santa Maria

Crianças e adolescentes terão oportunidade de trocar experiências e mostrar como o trabalho é desenvolvido município Neste domingo (6), alunos da equipe do Programa Esporte Cidadania, da Secretaria...

97

Crianças e adolescentes terão oportunidade de trocar experiências e mostrar como o trabalho é desenvolvido município

Neste domingo (6), alunos da equipe do Programa Esporte Cidadania, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), na modalidade de basquetebol irão participar de um torneio para integração na cidade de Santa Maria de Itabira. Participarão do campeonato quatro equipes, sendo três de Itabira e uma de João Monlevade. Os participantes são crianças e adolescentes, com idades de sete a 17 anos.

Para a secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Natália Lacerda Faria, os torneios e competições propiciam uma aprendizagem diferenciada. “As competições, constituem em um momento de demonstração das habilidades adquiridas, mas também oportunidades de trocas, de integração e vivências de experiências diferentes, em outros espaços e com diferentes alunos/atletas” , afirma a secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Natália Lacerda.

O que é o projeto

O projeto inicia uma trajetória estruturada de educação e formação em várias modalidades esportivas, inclusive o basquetebol. Nessa modalidade, atualmente, cerca de 60 crianças e adolescentes participam das atividades.

O processo de ensino/aprendizagem é caracterizado pela aquisição, ampliação e reaprendizagem do esporte com vistas à qualificação para os vários níveis de práticas, sendo elas: esportivo-recreativa, competitiva ou de alto rendimento esportivo.

As atividades procuram garantir ao aluno de diferentes raças, gêneros e habilidades físicas o acesso a níveis de esporte em núcleos regionalizados no município. Durante as aulas os professores buscam promover entre os participantes o desenvolvimento de valores importantes para as relações sociais, além de debates de temas e ações que contribuem para uma cultura de paz. A metodologia extrapola a aprendizagem técnico-tática.