Conferência Municipal de Saúde Mental aborda garantias do SUS e traz Daniela Arbex como palestrante

O evento híbrido discute o tema ?A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção...

90

O evento híbrido discute o tema ?A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS?

No próximo dia 11 de março, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a 1° Conferência Municipal de Saúde Mental de Itabira. A iniciativa acontece no Auditório da Funcesi, localizado na rua rua Venâncio Augusto Gomes, n° 50, no bairro Major Lage de Cima, das 8h às 17h.

A conferência tem como objetivo promover debates, escolher representantes que terão a responsabilidade de levar adiante as propostas para os níveis estadual e nacional, além de elaborar diretrizes para implantação de políticas públicas em Saúde Mental para o município. Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento terá vagas limitadas. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Prefeitura, a partir do dia 3 de março.

Prevista pela Lei 8.142 do ano de 1990, o evento aborda o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Como palestra magna, a conferência contará com a presença da jornalista e escritora, Daniela Arbex.

O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura no Youtube, a partir das 10h. Daniela Arbex é autora do best-seller Holocausto Brasileiro, eleito o Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013). Em 2020, Arbex foi reconhecida como a melhor repórter investigativa do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e tem ainda outros 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo.

Na 1° Conferência Municipal de Saúde Mental serão selecionados os 32 delegados titulares com poder de voto frente às propostas apresentadas. Estas serão trabalhadas em quatro eixos:

EIXO I: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania.

EIXO II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.

Eixo III: Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.

Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da População e os desafios para o cuidado Psicossocial durante e pós-pandemia.

De acordo com a coordenadora de Serviços de Saúde Mental de Itabira, Jacira Helena, a conferência é um importante espaço para promover e ampliar a consciência política e sanitária da população sobre os determinantes socioambientais num conceito ampliado de saúde. “ Vamos promover o debate social sobre o Sistema Único de Saúde, no sentido de ampliar a participação da sociedade civil na perspectiva de construir propostas e conhecimentos que assegurem a qualidade de vida e saúde das populações em seus territórios, além de identificar experiências positivas em execução e realizadas em contexto participativo”, reforça a coordenadora.

Além disso, segundo Jacira Helena, o encontro reforça iniciativas que promovam o exercício da cidadania e a garantia do direito à saúde, estimulando a organização e consolidação de redes, para troca de experiências e realização de ações conjuntas, voltadas para melhoria da saúde ambiental.