Prefeitura garante uma nova Valdemar de Alvarenga Lage depois de anos de transtornos

Em visita ao bairro Água Fresca, o prefeito Marco Antônio Lage conversou com moradores sobre a obra Nesta segunda-feira (21), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o...

484

Em visita ao bairro Água Fresca, o prefeito Marco Antônio Lage conversou com moradores sobre a obra

Nesta segunda-feira (21), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o secretário de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT) , Maciel Paiva e a Diretora-Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Karina Lobo, estiveram com os moradores da rua Tabelião Valdemar de Alvarenga Lage, no bairro Água Fresca,  para alinhar os detalhes sobre a obra de execução da nova rede de água e esgoto e também do recapeamento asfáltico do local.

Neste momento, a obra teve a primeira etapa concluída, com a substituição total das redes de esgoto e água, que estavam envelhecidas e com problemas frequentes. Segundo a diretora-presidente do Saae, Karina Lobo, ao todo foram 900m de extensão, ou seja, cerca de 60 instalações trocadas pelo Saae.

Agora, a equipe parte para a segunda etapa que consiste na substituição total da malha asfáltica. Conforme o secretário de Obras, Transporte e Trânsito, Maciel Paiva, será feito o recapeamento e pintura horizontal para deixar a rua com asfalto decente. “ É uma rua de extrema importância para o bairro Água Fresca, além de outros bairros como o Gabiroba”, reforçou o secretário.

A nova infraestrutura seria entregue à comunidade em janeiro deste ano, porém, devido às fortes chuvas o andamento das atividades ficou comprometido. Dessa forma, segundo o corpo técnico envolvido, a previsão de término das intervenções é de um mês, 21 de março, considerando o período de estiagem.

De acordo o prefeito Marco Antônio Lage, a visita foi importante para apresentar o cronograma de conclusão da obra aos moradores e também para explicar a necessidade de realizar intervenções definitivas e não mais paliativas no local. “Vamos entregar em breve à comunidade uma rua nova depois de tanto transtorno”, destacou o prefeito.

Solução definitiva 

Durante a visita, os moradores relataram que o problema da rua Tabelião Valdemar de Alvarenga Lage era antigo e que se arrastava por mais de 40 anos. Durante todo esse tempo, as pessoas foram obrigadas a conviver com o mau cheiro causado pelos frequentes entupimentos da rede de esgoto e também com os inúmeros buracos causados pelo desgaste do asfalto.

Segundo o relato do morador Wenderson Vieira (DjMiro) antes das obras eram constantes as intervenções paliativas para resolver os entupimentos nas redes. “Em frente a minha casa tinha o mau cheiro, resultado da mistura de água e esgoto. Sem contar com os buracos. Hoje, com a troca de toda a rede,  nós já conseguimos perceber a diferença porque eu acompanhei e vi o trabalho bacana que foi desenvolvido.  A expectativa é de que realmente seja resolvido o nosso  problema”, disse o morador.

Para Maria Joana, que acompanhou a modificação da infraestrutura da rua desde quando era sem pavimento,  a obra representa um alívio. “Tínhamos muito problema com erosão. Teve uma vez que me dediquei para fazer meu passeio arrumadinho e logo depois abriu um buraco e estragou tudo. Vai ser muito bom ter uma rua nova, será o melhor para todos nós”, reforçou a moradora.

Antônia da Conceição Soares, presidente interina da Associação do Bairro Água Fresca, e a Terezinha Rodrigues, também integrante da associação,  disseram que a obra foi muito aguardada pelos moradores e que várias vezes a demanda foi reivindicada. “A presença do prefeito aqui mostra que ele se preocupa com o andamento da obra e está disposto a explicar”, concordaram as duas.

Além da Tabelião Valdemar de Alvarenga Lage, o Saae e a SMOTT já estão programadas para atender à rua José Isidoro, no bairro Vila Piedade, e as ruas Vinte e Três, Vinte e Quatro e Dezenove, no bairro Colina da Praia. Estas receberão avaliação a respeito da rede de água e esgoto e também cobertura asfáltica.