A importância da reposição de vitaminas para manter o organismo saudável

A suplementação vitamínica deve ter orientação de um profissional qualificado, o uso inadequado pode causar danos à saúde A correria do dia a dia, a falta de uma...

422

A suplementação vitamínica deve ter orientação de um profissional qualificado, o uso inadequado pode causar danos à saúde

A correria do dia a dia, a falta de uma rotina adequada e um estilo de vida pouco saudável são fatores que podem contribuir para uma alimentação carente de nutrientes essenciais para manter o bom funcionamento do organismo. Divididos em macro e micronutrientes, uma alimentação equilibrada é essencial para manter os níveis adequados de dezenas de nutrientes, como as vitaminas. Não por acaso, para suprir as necessidades nutricionais, muitas pessoas recorrem à suplementação vitamínica para melhorar o estado de saúde e prevenir doenças.

As vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. A ingestão adequada de vitamina A, por exemplo, é fundamental para a saúde da pele, da visão e do sistema imunológico. Já a vitamina C atua na produção de colágeno, essencial para a pele e os ossos, enquanto as vitaminas do Complexo B auxiliam na saúde da pele, nervos, olhos e fígado. Por atuarem no metabolismo, as vitaminas do Complexo B também são importantes para a sobrevivência e o crescimento dos músculos.

De modo geral, as vitaminas podem ser encontradas na alimentação e se dividem entre dois tipos. O primeiro são as lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, presentes em alimentos como leite, óleos de peixe, verduras e sementes. O outro tipo são as hidrossolúveis, como a vitamina C e as do complexo B, presentes em alimentos como fígado, frutas cítricas e levedo de cerveja, por exemplo. Outra vantagem dos alimentos ricos em vitaminas é que eles também possuem minerais, como ferro e magnésio, essenciais para a saúde e o bom funcionamento do organismo.

Além da alimentação, a suplementação pode trazer inúmeros benefícios à saúde, como a melhora no condicionamento físico e mental, bom humor e sensação de bem-estar, ganho de massa muscular, perda de gordura e aumento da expectativa de vida. No entanto, ela deve ser pautada de acordo com as necessidades nutricionais de cada indivíduo, considerando sua faixa etária, histórico alimentar e preexistência de doenças.

É o que reforça a farmacêutica da Drogarias Pacheco, Poliana Cristina Diniz de Matos. “A suplementação vitamínica se torna benéfica quando é prescrita por um profissional de saúde qualificado, que avalia o quadro de saúde e nutricional do paciente. Mais que entender esse processo, o profissional deve orientar sobre o consumo dos suplementos e alertar sobre os efeitos adversos provocados pelo seu uso indiscriminado, uma vez que existem parâmetros que nivelam a quantidade adequada de vitaminas, e o consumo excessivo pode levar a um quadro de intoxicação”, pontua.

Headache hand with pills medicine tablets and glass of water. Man takes medicines with glass of water. Daily norm of vitamins, effective drugs, modern pharmacy for body and mental health concept

Quem pode fazer a suplementação vitamínica

Alguns grupos, devido às condições de saúde e hábitos nocivos, podem fazer uso de vitaminas para suprir a carência de nutrientes, desde que tenham a orientação profissional adequada. Como exemplo, os fumantes, já que a nicotina destrói as moléculas de vitamina C, que está ligada à prevenção de tumores.

Pacientes que se submeteram à cirurgia de redução de estômago costumam ter carência de nutrientes devido às restrições alimentares, físicas e bioquímicas causadas pelo procedimento. Já os atletas perdem minerais e vitaminas C e do complexo B pelo suor.

Os idosos compõem um grupo especial devido à baixa absorção de nutrientes, por isso, podem recorrer a suplementos para reposição de vitaminas, principalmente A, C, D, E e do Complexo B. As gestantes também fazem parte desse grupo, sendo o ideal que a mulher inicie a suplementação com ácido fólico (vitamina B9) antes de engravidar e continue de acordo com orientação médica.

Sobre o Grupo DPSP

Com a missão de proporcionar qualidade no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar a todos, o Grupo DPSP nasceu em 2011 e conta com as redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. A companhia é um dos principais players do varejo farmacêutico com aproximadamente 1.400 lojas em 8 estados do Brasil, além do Distrito Federal. Hoje, o Grupo DPSP atende seus clientes em lojas físicas, e-commerce, televendas e aplicativo. As marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo levam em seu DNA uma história de confiança e credibilidade no mercado nacional da saúde, preocupando-se constantemente em oferecer excelência em seus processos e a garantia da satisfação do consumidor.

Assessoria de Imprensa Grupo DPSP – Ideia Comunicação

Ângelo Franco – angelo.franco@ideiacom.com.br | (31) 9.8435-9237

Josiane Souza – josiane.souza@ideiacom.com.br | (31) 9.8417-3130