Prefeitura reúne em caráter de urgência com Enscon para adequação das linhas do Rota

Na manhã desta sexta (11), representantes da empresa Enscon Viação Ltda, responsável pelo Rota Escolar no município, foram convocados pela Prefeitura de João Monlevade, em caráter de  urgência,...

637

Na manhã desta sexta (11), representantes da empresa Enscon Viação Ltda, responsável pelo Rota Escolar no município, foram convocados pela Prefeitura de João Monlevade, em caráter de  urgência, para tratar dos ajustes necessários no sistema.

A secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado, apontou as principais reclamações da comunidade escolar quanto ao transporte dos alunos.

De acordo com ela, nessa primeira semana de retorno das aulas no modelo exclusivamente presencial foram apontados atrasos dos ônibus para embarque e desembarque dos alunos, bem como alguns veículos com alunos em pé.

Ela citou o atraso na chegada para as aulas dos estudantes que utilizam as linhas 18, 33 e 40. Outro problema é nas linhas 2,17, 33, 29, que também demoram a chegar no ponto  para o desembarque dos alunos.  Maria também citou que o rota 26 tem circulado com número muito grande de estudantes em pé.

Nos casos dos rotas citados, os representantes da empresa alegaram que a situação foi resolvida, mas que as linhas 2, 5, 17, 29 e 26 serão reajustadas ao longo dos dias.

Sugestões – No encontro, a responsável pela pasta sugeriu a possibilidade de se colocar um veículo apenas para atender as crianças menores de cinco anos que estudam na Escola Municipal Efigênio Mota (Nepe).

A gerência da empresa não definiu prazos e informou que levará a demanda para os diretores e que nos próximos dias dará o retorno à Prefeitura.

Números: Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, já foram cadastrados 6.785 alunos para o Rota Escolar. No ano passado, o número foi de 7.716 alunos.

A responsável pelo cadastramento na Secretaria, Fernanda Lana, acredita que o número ultrapasse 11 mil alunos. Ela lembra que há escolas realizando matrículas até o dia 23.

Presenças: A reunião contou com a presença do procurador jurídico do município, Hugo Lázaro Marques; da secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues e as representantes da pasta, Nair da Silva de Cássia e Fernanda Lana. O gerente da Enscon, Maciel Gomes e o supervisor de Tráfego, Alex Jordaine do Nascimento representaram a empresa no encontro, que também contou com a presença do auxiliar técnico do Setor de Tráfego e Transporte (Settran), José Eustáquio.

 Fotos: Acom/PMJM