Prefeito visita creche Nosso Lar e propõe ampliação de parcerias para reduzir déficit de vagas

A Associação de Proteção à Infância Nosso Lar atende atualmente 70 crianças menores de quatro anos Na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito Marco Antônio Lage e a...

117

A Associação de Proteção à Infância Nosso Lar atende atualmente 70 crianças menores de quatro anos

Na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito Marco Antônio Lage e a secretária municipal de Educação, Luziene Aparecida Lage, visitaram a Associação de Proteção à Infância Nosso Lar, no bairro Amazonas. O chefe do Executivo verificou a estrutura do local e conversou sobre parcerias para ampliar o convênio da Prefeitura com a instituição e reduzir o déficit de vagas na educação infantil.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o último mapeamento aponta uma demanda reprimida de 600 vagas para alunos da primeira infância em Itabira. A ideia é aproveitar o amplo espaço físico da Nosso Lar para conseguir atender mais crianças. Atualmente, a creche oferece 70 vagas. Com a ampliação do convênio com a Prefeitura, a intenção é praticamente dobrar o número de crianças atendidas.

“O objetivo da nossa visita é discutir com quem conhece, que está na militância da educação infantil há tantos anos. Pretendemos viabilizar programas junto à Secretaria de Educação para fazer uma revolução, zerando o déficit de vagas nos próximos dois anos”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.

Ainda de acordo com o prefeito, o convênio poderá envolver outras secretarias como a Assistência Social e Saúde, para auxiliar as famílias e crianças atendidas pela creche. “A creche Nosso Lar é uma referência em nossa cidade. Introduzir a parte da Saúde e da Assistência Social é o que precisamos fazer transversalmente em toda a Educação da primeira infância em Itabira. A nossa proposta é ampliar a colaboração, por meio da parceria com a Prefeitura, para receber mais crianças. Tem espaços aqui que podem ser ampliados para que a creche possa contribuir na eliminação do déficit de vagas na primeira infância existente na cidade”, completou.

Durante a visita, a equipe do governo percorreu todo o espaço e elogiou a estrutura. O prédio onde funciona a creche tem uma área ampla e está bem conservado. Além de salas espaçosas e arejadas, possui uma quadra, área para recreação, cozinha, refeitório, um pomar e até uma horta, cuidados pelos próprios funcionários.

A secretária Luziene Lage explica que a creche Nosso Lar está de acordo com as exigências do município e poderá contribuir para atender mais crianças em horário integral. “O espaço da creche é fantástico. É uma creche bem organizada, ampla, com infraestrutura muito boa. Aqui já têm uma estrutura pedagógica de acompanhamento, de coordenação, que atende à rede municipal. Temos o desejo de ter a possibilidade de ampliar esse atendimento para 100% das vagas. Existem muitas famílias na lista de espera e foi uma alegria saber que podemos contar com a parceria da Nosso Lar para ofertar uma educação infantil de qualidade”, disse a secretária.

A instituição que coordena a Creche Nosso Lar ainda é responsável por mais duas unidades em Itabira, uma funciona no bairro Praia e outra no Santa Marta. A direção se mostrou aberta para novas parcerias e ampliar assim, o atendimento de alunos do berçário e ensino infantil.

“A nossa ideia é sempre ser útil à comunidade, é isso que nos interessa. Naquilo que pudermos, estamos sempre à disposição. A Prefeitura atenderá à coletividade e nós também. A estrutura física pode ser adaptada para atender outra turma com qualidade e visando o benefício de todos”, destaca Alzira Guedes, diretora da instituição.