Itabira vacina quase 500 crianças neste sábado na Policlínica

Número é superior à soma de todos os outros dias da imunização infantil em Itabira, que teve início há duas semanas  O fim de semana começou com vacinação...

155

Número é superior à soma de todos os outros dias da imunização infantil em Itabira, que teve início há duas semanas 

O fim de semana começou com vacinação em massa em Itabira. As famílias demonstraram engajamento e lotaram a Policlínica Municipal durante a manhã e o início da tarde deste sábado (5). Ao todo 489 crianças foram imunizadas contra a Covid-19, número superior à soma de todos os demais dias de vacinação infantil, que teve início há duas semanas no município.

Desde o dia 24, 464 crianças haviam sido vacinadas em Itabira até então, contando o público com comorbidades e as de 11 anos. Neste sábado a vacinação foi destinada aos jovens de 9 e 10 anos. E houve forte procura na Policlínica Municipal.

O número de pessoas que procuraram a vacina exigiu da Secretaria Municipal de Saúde a ampliação das equipes de atendimento para dar mais dinamismo à imunização. Devido à chuva, foi instalada uma tenda na porta da Policlínica, além da distribuição de capas para quem estava sem sombrinha ou guarda-chuva.

Dentro da unidade de saúde, pais e avós demonstravam alívio com a vacinação dos pequenos. Entre algumas caretas com as agulhadas, as crianças também exibiam a satisfação de agora estarem mais protegidas contra a Covid-19 e mostravam com orgulho o Certificado de Coragem.

“Para mim é um alívio. Uma satisfação poder ver todo mundo sendo finalmente vacinado. Eu e meu esposo já estamos com as três doses e meu filho com duas, faltava o netinho. As aulas retornam de maneira presencial na semana que vem e fico contente que ele esteja voltando já com a vacina. Temos ouvido muito sobre variantes, que está havendo mais contágio, então, é sim um alívio muito grande”, disse a cuidadora Maria Antônia Santos Oliveira, que levou o pequeno Paulo, de 9 anos, para ser vacinado.

Para a secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio, a grande procura neste sábado mostra a conscientização dos pais itabiranos. “Fomos surpreendidos. Mas positivamente surpreendidos. Havia uma preocupação com a adesão até então, mas hoje tivemos uma amostra de que os itabiranos confiam na vacina e nos efeitos positivos da imunização. Vamos agora ampliar e melhorar nossos processos para oferecer mais comodidade. Já estamos estudando novas medidas, que serão em breve anunciadas à população”, disse Luciana.

Vacinação continua

Por causa das chuvas e da possibilidade de novos temporais, a SMS teve de interromper a vacinação neste sábado antes do horário previsto. Houve distribuição de senhas para as pessoas que estavam na fila e todos foram imunizados.

A vacinação prossegue nesta semana e está prevista a utilização das escolas municipais e das unidades de PSF. Será mantido o escalonamento por idades.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a vacinação infantil não pode funcionar em drive-thrus, como é com os adultos. A recomendação do Ministério da Saúde é de que a imunização das crianças seja exclusivamente em salas de vacinação ou em ambientes que permitam o acompanhamento posterior das crianças nos minutos subsequentes à imunização.