Processo seletivo para a Escola Livre de Música têm recorde de inscritos

Iniciadas no último dia (17) as inscrições de candidatos para a Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) bateu recorde no número de inscritos. A seleção visa preencher...

121

Iniciadas no último dia (17) as inscrições de candidatos para a Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) bateu recorde no número de inscritos. A seleção visa preencher vagas para aulas de canto, violão popular, violino, piano, percussão, dentre outros.

Em 2002 com a simplificação do processo que facilitou a participação dos interessados, houve um consequente aumento do número de inscritos. Um total de 430 candidatos estão participando do processo.

Nesse ano as aulas contarão com um novo formato de ensino com uma proposta de formato de escola mais dinâmica, com certificação dividida por módulos, com duração de um ano e meio. Além disso, o candidato terá a possibilidade de ingressar nos grupos estáveis coral, orquestra ou do grupo folclórico Tumbaitá para aperfeiçoamento na técnica musical.

O superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, explica que a instituição tem consolidado uma nova política cultural em Itabira. “A Fundação tem feito diversas pesquisas promovendo diálogo com escolas livres de música de outras cidades, visando criar propostas que agreguem aos alunos novas oportunidades de maneira acessível. O sucesso da seleção se deve, também, à isenção de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Queremos ter uma escola de música forte e acessível”, afirma.

Agora, a próxima etapa do processo será a audição, que ocorrerá de 2 a 4 de fevereiro para alunos veteranos e de 7 a 16 de fevereiro para os demais inscritos. O resultado final da seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. A oferta de vagas excedentes está condicionada ao processo de rematrícula dos candidatos aprovados.

Sobre a ELMI

A Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) promove a formação profissional de músicos itabiranos. Durante o curso, os alunos têm acesso a aulas individuais e práticas musicais, percepção e teoria musical. Além disso, a Elmi conta com um corpo docente com formação acadêmica e experiência na música.