Amepi realiza primeira assembleia do ano

Na última sexta-feira (28), os prefeitos das cidades que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e integrante do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do...

456
Na última sexta-feira (28), os prefeitos das cidades que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e integrante do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) realizaram a primeira assembleia do ano com foco no desenvolvimento regional. Além dos chefes do Executivo, também participaram vices-prefeitos, secretários e demais representantes das cidades.
Presidente Fernando Rolla e Secretaria Executiva falam aos prefeitos

No encontro, o prefeito de São Domingos do Prata, presidente da Amepi e Consmepi, Fernando Rolla, falou do ano que se inicia e dos desafios para o desenvolvimento e a integração regional, em ações coletivas. Entre essas, foi relembrada a decisão conjunta das Prefeituras não realizarem o carnaval em 2022.

A Secretária Executiva do Consmepi e da Amepi, Cristiane Linhares Vale e o veterinário Alexandre Lopes falaram da conquista da equivalência do selo Sisbi POA no ano passado, o que abre as portas para produtores locais no mercado  nacional. Em meado de fevereiro, haverá reunião em Belo Horizonte, formalizando a equivalência do Consmepi.
O veterinário responsável falou das oportunidades para investimentos de agroindústrias de produtos animais Médio Piracicaba. Ele relembrou que o selo Sisbi  permite um mercado abrangente.
Também foi apresentada a nova empresa responsável pela manutenção da iluminação pública nos municípios, a Damasceno Construções Ltda. Ela  assume os trabalhos de troca de lâmpadas, braços de postes, luminárias, entre outros relacionados à iluminação. Os telefone para solicitar os serviços segue o mesmo: (31) 9750 8166.
Mais debates
Os prefeitos falaram na reunião sobre a nova legislação relativa à cobrança de taxa de tratamento destinação resíduos sólidos, obrigatória  em 2022. Num primeiro momento, foi discutida a possibilidade de incluir a tarifa  no IPTU. A intenção é evitar impactar os cidadãos com mais uma despesa. O  prefeito de Itabira e vice-presidente da Amepi, Marco Antônio Lage, falou da necessidade de se ampliar o debate sobre  aterros sanitários e pensar em novas formas de lidar com o lixo.
Outro debate foi sobre o novo piso salarial do magistério, com aumento de 33% para este ano. A medida pode comprometer os orçamentos dos municípios. O presidente Fernando Rolla pediu cautela e orientou aguardar definição da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Confederação Nacional de Muncípios (CNM) a respeito. Os prefeitos convergiram em repassar reajuste igual para todos os servidores no valor de 10,06%, referente ao IPCA.
Ainda sobre a educação, os prefeitos decidiram consular a Câmara  Tecnica de Educação da Amepi, que se reúne na terça-feira (1), para definir a melhor data para o retorno das aulas nas escolas municipais. Por enquanto, está mantida a data de 7 de  fevereiro para início do ano letivo.
Divulgação Amepi