PREFEITURA VAI AUXILIAR VÍTIMAS DA ENCHENTE Realocação de moradores e ações de contenção de enchentes em estudo

Uma comissão de membros do Executivo e Legislativo, formada e liderada pelo prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), vem discutindo, há alguns...

562

Uma comissão de membros do Executivo e Legislativo, formada e liderada pelo prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), vem discutindo, há alguns dias, as melhores medidas a serem tomadas para amenizar as perdas da população devido às cheias do rio Santa Bárbara. Estão em estudo entre outras ações, a criação de um fundo para programa de realocação de moradores de baixa renda que moram em áreas de risco de enchentes, mesmo em cheias de menor gravidade, e a criação de abrigo para desalojados.

Participam da comissão, além do prefeito, o vice Leandro Amora, a secretária de Governo Joceline Keles, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social Norma Torres, o presidente da Aciasgra Danilo Macedo e os vereadores Diego Ribeiro (presidente da Câmara), Eloísio Raimundo dos Santos (Lulu), Marlon Túlio Pessoa Costa, Gladston Marcelo de Castro e Fábio Justino Alves (Sassá).

Nos próximos dias, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo enviará a Câmara Municipal um projeto de lei para auxílio às pessoas que sofreram perdas com as cheias do rio Santa Bárbara. Para esse auxílio, inicialmente, será usado o recurso devolvido pelo Legislativo no valor de R$696.591,47, conforme solicitado através do ofício nº 006/2022, de autoria dos vereadores membros da comissão.

A prefeitura fará visitas em casas e estabelecimentos atingidos para verificar “in loco”, as condições de moradores e comerciantes prejudicados pelas enchentes, fazendo justiça a quem precisa sem permitir abusos e intenções oportunistas.

No próximo dia 9 de fevereiro, a comissão se reunirá com Dr. Bráulio Magalhães Fonseca, professor do Instituto de Geociências da UFMG e Conselheiro do IGTECH – Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias, para uma explanação sobre os estudos hidrológicos no rio Santa Bárbara e tributários de macro e micro drenagem para subsidiar ações de contenção de enchentes.

 

Jhonne Starlem/Acom/PSGRA