Parque do Areão ganha reforço em segurança, manutenção e, em breve, nova iluminação

Para intensificar os serviços de revitalização do Parque Municipal do Areão, a Prefeitura de João Monlevade vai destinar mais cinco servidores para auxiliar na manutenção do local. Os...

501

Para intensificar os serviços de revitalização do Parque Municipal do Areão, a Prefeitura de João Monlevade vai destinar mais cinco servidores para auxiliar na manutenção do local. Os funcionários, selecionados em processo seletivo, estarão desenvolvendo diversas atividades como capina, roçada, poda, plantio e varrição do parque, mantendo todo o espaço limpo tornando-o propício ao uso permanente da população.

O Assessor de Comunicação do Executivo, Geraldo Magela Gonçalves (Dindão), que vem trabalhando para viabilizar a reestruturação do parque, enfatizou que desde o início do ano passado a administração municipal vem trabalhando para colocar o projeto do Parque do Areão em franco desenvolvimento.

“A revitalização é um dos compromissos da atual administração, que foi definida como uma das principais marcas dessa gestão. Vencido esse primeiro ano que foi de muito planejamento, definição orçamentária para o projeto, preparativos para contratação de empresas para desenvolver diversos trabalhos que o projeto exige, como construções de obras estruturantes do parque, recuperação de áreas degradadas, vamos esse ano iniciar estas intervenções. O governo quer transformar o espaço em uma área de fomento ao meio ambiente, lazer, cultura e esportes que o monlevadense merece”, disse.

DCIM100MEDIADJI_0462.JPG

Projeto arquitetônico

Está em andamento o estudo para contratação do Instituto Arquitetos do Brasil (IAB) para desenvolvimento do processo de realização de concurso nacional para o projeto arquitetônico do parque. A escolha do melhor projeto terá participação de toda a comunidade monlevadense.

Caso a instituição inicie seus trabalhos em meados de fevereiro, conforme cronograma já apresentado, a cidade conhecerá o projeto vencedor no final de maio, quando poderá então iniciar as intervenções estruturantes.

Segurança

Além dos serviços de limpeza, o Areão recebeu recentemente inúmeras câmeras de monitoramento eletrônico. Os equipamentos estão em pontos estratégicos por todo o perímetro do parque. O sistema, além de garantir mais segurança e tranquilidade para os moradores do entorno e aos visitantes do parque, vai inibir atividades ilícitas, como o despejo de lixo e entulhos na área de preservação, além de evitar o vandalismo no espaço, inclusive, a ação de incendiários, que tem sido frequente.

Iluminação subterrânea

O Areão também terá toda a iluminação trocada. O atual sistema de cabeamento aéreo será substituído por ligações subterrâneas e lâmpadas de LED, que são mais econômicas e eficientes. O projeto executivo está pronto e a empresa para o serviço contratada, já desenvolvendo diversos projetos de iluminação no município.

Com a mudança do cabeamento de aéreo para subterrâneo acabará de vez com a constante necessidade de podas das árvores, gerando trabalho e prejudicando o desenvolvimento das espécies florestais.

Também estão em fase de preparação as licitações para a reforma do Núcleo Municipal de Estudos Ambiental do Areão (Numear) e da recuperação da área degradada da bacia de contenção número quatro.