Ministério da Agricultura reconhece equivalência do SIM do Consmepi

Com o reconhecimento, os estabelecimentos da região poderão comercializar os produtos de origem animal em todo território nacional  Uma excelente notícia para a região. O Consórcio Intermunicipal Multissetorial...

376
Com o reconhecimento, os estabelecimentos da região poderão comercializar os produtos de origem animal em todo território nacional
 Uma excelente notícia para a região. O Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi), *parceiro da* Associação dos Municpipios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), obteve reconhecimento de equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa). O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União através da PORTARIA/SDA No 482, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2021.
O SISBI padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Com a medida, produtores e estabelecimentos locais da região registrados no SIM serão incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA e, com isso, poderão comercializar seus produtos de origem animal em todo território nacional, ampliando mercado, gerando emprego renda e novas oportunidades aos municípios.
Atualmente,  cinco empresas da região estão em processo de adequação para expandir seus mercados para outras cidades brasileiras: O produtor de ovos, Aviários Pena (São Gonçalo do Rio Abaixo); a produtora de mel e derivados, Nectar da Serra (Santa Bárbara);  a indústria de pescados Top Fish (Rio Piracicaba); os Queijos D’Aloísio (João Monlevade) e Ki- Torresmo (Itabira).
Desde o ano de 2020, o Consmepi integra um grupo de 12 consórcios públicos em todo o Brasil que participam  do Projeto Piloto CONSIM 2020 – Ampliação de Mercados de POA para Consórcios. Para conseguir a equivalência, o consórcio passou por auditorias técnico-administrativas de profissionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) tanto em sua sede, quanto nos estabelecimentos, além de adequações para prestar os serviços.
Os auditores foram recebidos pelo presidente do Consmepi, o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, pela Secretária Executiva, Christiane Linhares Vale, pela equipe do consórcio, além dos médicos veterinários do SIM, Alexandre Lopes e Roger Limonge Alvarenga e da Tecnóloga Ambiental, Marilda Santiago.
Para o presidente Fernando Rolla, o reconhecimento fortalece a economia e o desenvolvimento regional e amplia o leque de negócios da região.  “É um grande avanço para o Médio Piracicaba por que amplia mercados dos nossos produtores que podem vender para todo o Brasil. Além disso, oferece mais garantias de segurança alimentar e qualidade ao consumidor, com inúmeros benefícios à saúde pública.