Feira Livre dos Produtores Rurais de Itabira retoma venda de cerveja em lata

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) comunica ainda o recesso da Feira nos feriados de fim de ano A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) comunica...

462

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) comunica ainda o recesso da Feira nos feriados de fim de ano

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) comunica a retomada das atividades irrestritas da Feira Livre dos Produtores Rurais, no Espaço Multiuso Etelvino Avelar. A alteração de funcionamento do espaço é deliberada pelo Decreto Nº 1667, de 2 de dezembro, que permite, inclusive, a venda e consumo de cerveja (em lata) a partir deste sábado (18).

A retomada das atividades aconteceu de forma gradual. A reabertura da Feira foi em maio de 2021, com regras rígidas para evitar a disseminação da Covid-19. A princípio, foi autorizada a venda apenas de alimentos de primeira necessidade, como hortaliças, frutas e processados. Depois, entrou o artesanato. Em seguida, cumprindo todos os controles sanitários, foi liberado a comercializaão de alimentos prontos para consumo, incluindo feijão tropeiro e churrasquinho.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, com o avanço da vacinação e a queda do número de casos e de mortes pela doença em Itabira e em todo país, a SMAA e a Associação dos Feirantes solicitaram ao Comitê de enfrentamento à Covid-19 a revogação de várias restrições. “No início, foram impostas aos feirantes e clientes muitas regras como a instalação de barreiras sanitárias, isolamento das barracas com fitas zebradas, acondicionamento de produtos em embalagens, número limitado de feirantes por barraca, além da proibição da venda e o consumo de bebidas alcoolicas. Porém, com o controle do coronavírus, o Comitê deliberou pelo atendimento às solicitações e o prefeito Marco Antonio Lage emitiu um decreto que retorna a Feira às condições pré-pandemia, com funcionamento de todas atividades previstas no regulamento”, explica o secretário.

Pelo decreto, fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel 70% nas barracas. É permitida a venda apenas de cerveja nas barracas vermelhas e os comerciantes e clientes devem obedecer às seguintes regras:

– A venda e consumo de cerveja deverão ser feitos entre 10h e 14h;

– É vedada a venda a menores de 18 anos e a pessoas já alcoolizadas, sendo previstas penalidades de exclusão da feira aos que descumprirem o decreto.

“Estamos atendendo ao pedido dos feirantes e clientes, entretanto, as regras do decreto deverão ser cumpridas rigorosamente para que a Feira tenha um ambiente sadio e as vendas transcorram na maior tranquilidade”, conclui Mauro Lucio Ferreira.

Cobertura da Feira

As secretarias Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação dos Feirantes, estão discutindo o projeto de cobertura da Feira e a previsão é de elaboração do projeto arquitetônico para o início de 2022. Após esta etapa será feita a licitação e iniciada a construção tão sonhada pelos feirantes e clientes.

Fim de ano

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) comunica que, devido às festas de Natal e Ano Novo, a Feira não irá funcionar nos sábados de 25 de dezembro e 1º de janeiro. O funcionamento será antecipado para as quintas-feiras dos dias 23 e 30 de dezembro.