Vale intensifica campanha de segurança ferroviária nas festas de fim de ano e férias escolares

A Vale está intensificando o trabalho de conscientização ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) para aumentar a segurança ferroviária durante o período de festas...

156

A Vale está intensificando o trabalho de conscientização ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) para aumentar a segurança ferroviária durante o período de festas de fim de ano e férias escolares. As ações se estendem até o fim do mês em municípios por onde passa a ferrovia e incluem a divulgação de mensagens, reuniões com comunidades, entre outras ações.


Cabe lembrar que assim como o trânsito rodoviário, o trânsito ferroviário também tem regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O 29 do CTB diz que os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais. Os pedestres também precisam ficar atentos nas proximidades da ferrovia. Cabe lembrar que os trens podem percorrer centenas de metros antes de pararem totalmente mesmo depois de acionados os freios de emergência.
Dicas de segurança para convívio com ferrovias:
• A principal regra é simples: pare, olhe para os dois lados e escute antes de cruzar uma ferrovia. Na dúvida, não arrisque;
• Não permaneça entre duas linhas férreas onde há circulação dos trens em ambos os sentidos;
• Não tente atravessar a linha falando ao celular, checando mensagens ou usando dispositivos de áudio de qualquer tipo. Isso pode desviar sua atenção da ferrovia.