Programa Governo nos Bairros chega ao fim do primeiro ano com engajamento da comunidade e balanço de ações em Ipoema

Distrito de Itabira recebeu equipes da Prefeitura no último sábado para ouvir a população e registrar as demandas O primeiro ano do programa Governo nos Bairros foi encerrado...

135

Distrito de Itabira recebeu equipes da Prefeitura no último sábado para ouvir a população e registrar as demandas

O primeiro ano do programa Governo nos Bairros foi encerrado no último sábado (11), em Ipoema, na Escola Estadual Manoel Soares. O distrito recebeu as equipes da Prefeitura de Itabira e os moradores puderam apresentar demandas, conversar com secretários, servidores municipais e com o prefeito Marco Antônio Lage. Durante discurso no evento, o chefe do Executivo apresentou um balanço de ações da gestão e falou de projetos para as áreas urbana e rural.

“É um momento especial. Encerramos hoje o primeiro ano de um programa que representa tudo aquilo que pensamos enquanto governo: proximidade com a população e atenção voltada aos bairros e distritos. É uma primeira etapa que chega ao fim. E, como todos sabem, o primeiro ano de gestão traz as suas dificuldades e peculiaridades. Conhecer a máquina pública e seus processos é desafiador”, iniciou o prefeito.

Ao lado dos administradores de Ipoema, Artur Matias, e de Senhora do Carmo, Virgílio Gazire Filho, Marco Antônio abordou a situação encontrada na Prefeitura e os problemas a serem resolvidos na cidade, nas zonas rurais e nos distritos. O prefeito citou as demandas nas estradas, a infraestrutura precária e outros problemas que se avolumam especialmente nos bairros mais distantes do Centro. “Precisamos ter um olhar diferenciado para essas comunidades e nada é mais importante que escutar de perto quem sofre com esses problemas. É por isso que estamos percorrendo os bairros, levando as nossas equipes e conversando olho a olho com a população”, continuou Marco Antônio.

Sobre as entregas já feitas, o prefeito elencou algumas das principais ações, como a Moeda Social Eletrônica Facilita, que já alcança mais de 3 mil famílias; a inauguração do CMEI do Gabiroba e os processos licitatórios já feitos para os CMEIs do Barreiro e do Boa Esperança; investimentos de R$ 20 milhões em reformas das escolas municipais, divididos em pacotes de licitação; o retorno da Casa de Apoio em Belo Horizonte; a Praça do PAC, no bairro Fênix; ao retomada da Patrulha Agrícola; o Centro de Tradições em Senhora do Carmo e a reforma da capela de Serra dos Alves.

Sobre Ipoema, o prefeito destacou as ações de tapa-buraco em diversas vias, as manutenções constantes em estradas rurais, reconstrução de pontes, a reforma no Cemitério e a urbanização de quatro ruas até então sem asfaltamento e infraestrutura. Marco Antônio ainda enfatizou ações na área de Saúde que ampliaram o atendimento no distrito: contratação de um médico fixo, retomada dos atendimentos na zona rural, retorno do internato rural após 12 anos, consultas noturnas por agendamento, retorno do serviço de fisioterapia, retomada da coleta laboratorial e contratação de um motorista de apoio para transporte de funcionários e pacientes quando há necessidade.

Ao traçar o próximo ano, Marco Antônio citou a estrada que liga Ipoema e Senhora do Carmo, e reafirmou a importância da obra para a região, sobretudo para a atividade turística. O prefeito também disse que a Prefeitura já elabora estudos para asfaltamento dos morros que dão acesso às atrações turísticas do distrito e anunciou que vai voltar com as equipes de conservação de estradas rurais. “Sabemos que a nossa região tem essa vocação para o turismo, que precisa ser cada dia mais incentivada e desenvolvida. Nós temos essa visão e faremos com que aconteça, inclusive reforçando a parceria que temos com o IEF para o Parque Natural Estadual Mata do Intelecto”, disse.

Ao final do discurso, os moradores de Ipoema se dirigiram para as salas de aula da Escola Estadual Manoel Soares, onde estavam as equipes da Prefeitura. Todas as demandas foram anotadas e serão respondidas aos participantes no tempo mais breve possível.