AVANÇO TECNOLÓGICO: HNSD realiza primeira cirurgia endoscópica de coluna no município

Médicos do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) realizaram nesta quarta-feira (24) a primeira cirurgia endoscópica de coluna de Itabira. A técnica é uma evolução da cirurgia tradicional....

211
Médicos do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) realizaram nesta quarta-feira (24) a primeira cirurgia endoscópica de coluna de Itabira. A técnica é uma evolução da cirurgia tradicional. Por meio de uma pequena incisão (menor que 1cm) é introduzida uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão para a realização do procedimento. Por intermédio de um pequeno tubo, os médicos conseguem visualizar o local da cirurgia, mediante imagens enviadas para um monitor.
A cirurgia foi realizada pelos ortopedistas Daniel Oliveira e Glauber Henrique Costa Ferreira, em um homem de 38 anos, que inclusive já recebeu alta e está em casa. A recuperação rápida e a utilização de técnicas pouco invasivas são as principais vantagens do procedimento.
“Essa cirurgia foi feita pela técnica mais moderna que existe no mundo, a grande diferença é que antes era necessário fazer grandes incisões, o que levava a sangramento, lesão da musculatura e lesão de ligamentos da parte óssea. Isso tudo fazia com que a recuperação do paciente fosse lenta, ele ficava alguns dias internados, às vezes sendo necessário até internação na UTI. Agora, a recuperação é muito rápida. A grande vantagem é o mínimo de trauma, pouco tempo de internação e retorno ao trabalho mais rápido”, explicou Daniel Oliveira.
Médicos que realizaram a cirurgia: – Daniel Oliveira – médico especialista em Coluna – Glauber Henrique Costa Ferreira (ortopedista – especialista em coluna)

Ao todo, a cirurgia demorou cerca de 1h30 e foi feita para a retirada de uma hérnia de disco na região lombar. Após a remoção por meio dessa técnica, muitos pacientes sentem alívio imediato dos sintomas logo após o procedimento, o que ocorreu com o homem operado no HNSD.

Para Glauber Ferreira, a realização da primeira cirurgia endoscópica da coluna, em Itabira, é um marco de modernização da medicina regional. Além de representar um avanço para o hospital, em seus mais de 160 anos, o procedimento é também uma conquista pessoal da equipe que participou de todo procedimento.
“Pra mim é muito gratificante [ter feito a cirurgia], pois envolve [a relação com a] família, abdicação de sonhos e lazer… isso é muito significante na minha vida e eu procuro transmitir esse conhecimento em prol do paciente. Estou feliz com esse momento e espero que perdure por muito tempo”, disse o médico.
“Cirurgia marca o avanço tecnológico na medicina regional”, diz diretor
A realização da primeira cirurgia endoscópica de coluna de Itabira, realizada no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), segundo o diretor executivo da instituição, Alexandre Coelho, representa o avanço tecnológico que a administração do hospital está buscando implantar.
“Um dos nossos pilares de crescimento é a busca por soluções tecnológicas eficientes e que melhorem a qualidade da prestação do serviço e da saúde da nossa população. Então, a realização dessa cirurgia, com uma técnica tão moderna, é a certeza de que estamos conseguindo alcançar a excelência em nosso serviço e, com certeza, aumentar a nossa capacidade como uma das maiores referencias em saúde do estado. Ainda temos muito o que fazer, mas já estamos vendo o resultado dos nossos planejamentos”, reconheceu o diretor.
O ortopedista Edson Lima, diretor clínico do HNSD, também comemorou a realização da cirurgia. “É um grande feito mesmo, Itabira ganha uma grande força para impulsionar a medicina. Estamos em uma área de mineração, onde existe um trabalho com maquinário pesado e o corpo humano sente esse desgaste e ele dará os seus sinais, então ganhamos um grande aliado no combate às dores de coluna e dores intratáveis, com um procedimento simples, de baixíssima complicação”, reconheceu.
Presentes na foto: – Analice Ferreira Gonçalves – Márcio Antônio Fialho – Elisangela Barbosa – José Carlos Paixão Santos – Edson Pereira Lima – Ana Carolina Oliveira Santos – Daniel Oliveira (especialista em Coluna) – Eder Dumont – Glauber Henrique Costa Ferreira (ortopedista – especialista em coluna) – Ricardo de Araújo Bonfim Monsores.