1º Mutileish testa dezenas de cachorros contra leishmaniose e promove adoção responsável

A mobilização aconteceu no sábado (20) no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino   A primeira edição do Mutirão de Testagem de Leishmaniose Visceral Canina (Multileish) testou cerca de 70...

581

A mobilização aconteceu no sábado (20) no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino  

A primeira edição do Mutirão de Testagem de Leishmaniose Visceral Canina (Multileish) testou cerca de 70 cães durante o último sábado (20), no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro de Itabira. Também houve adoções de animais por tutores cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A mobilização visou o combate e prevenção à leishmaniose em Itabira, com testes gratuitos da doença visceral canina. Ainda durante a ação também foi realizada repescagem da vacina antirrábica, com imunizações registradas pelos servidores da Saúde.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade, a campanha, além de atender uma demanda reprimida de testes de leishmaniose, também serviu para orientar os tutores quanto ao tratamento da doença. “Estamos trabalhando aqui com toda a educação em saúde em relação à doença, desmistificando e tirando dúvidas que ainda existem em relação à leishmaniose. As pessoas pensam que, uma vez positivo, o cachorro está com sentença de morte. E não é assim. A doença tem tratamento, que é simples e relativamente, barato. Estamos explicando isso para o tutor, que ele pode tratar o animal”, explica Natália.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS), Faculdade UNA e organizações de protetores de animais da cidade.