XTerra movimenta Itabira, supera expectativas e abre portas para novos projetos

Evento inédito ainda contou com concurso de desenho para Rede Municipal de Ensino, com premiação de uma bicicleta para cada vencedor Considerado um dos maiores eventos off-roads do...

448

Evento inédito ainda contou com concurso de desenho para Rede Municipal de Ensino, com premiação de uma bicicleta para cada vencedor

Considerado um dos maiores eventos off-roads do mundo, o XTerra Brazil teve sua primeira edição em Itabira neste fim de semana. A etapa contou com provas de duathlon, trail run e mountain bike e superou as expectativas, segundo os organizadores. A concentração dos atletas aconteceu no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, que recebeu grande estrutura e boa movimentação desde a noite da sexta-feira (19), quando teve início a programação.

Com o evento, Itabira entra no hall das cidades mineiras capazes de acolher um circuito esportivo deste porte, com relevo propício, incentivo e estrutura, além da prática dessas modalidades cada vez mais enraizadas entre atletas da própria cidade. Atributos que colaboraram para que XTerra fosse um sucesso no município. Até mesmo a chuva deixou a etapa ainda mais radical.

“Valeu muito a pena. Itabira tem essa vocação para receber grandes eventos, como foi com o Flitabira para a Cultura e como está sendo com o Xterra para o Esporte. Com isso, projetamos Itabira para o Brasil e para o mundo, algo que é necessário e está dentro do nosso propósito. Temos que impulsionar mais a indústria do turismo. Assim geramos renda, receita e empregos na cidade. Além de incentivamos os produtores locais a desenvolverem seus próprios eventos ao longo do ano, tendo o XTerra como referência de padrão, de organização, de logística e de programação”, cita Marco Antônio Lage.

O prefeito explica ainda que eventos grandiosos, como é o XTerra deixam bons legados. “A gente aprende também com os grandes eventos. Este é um evento que ensina, motiva, estimula, gera renda, gera empregos e que divulga Itabira. São muitos benefícios para nossa cidade. A população se interage e aproveita a atividade. Itabira tem esse potencial e esse evento vem para nos ajudar neste projeto”, completou.

O XTerra, presente em mais de 42 países, é reconhecido internacionalmente. No município, a etapa inédita do circuito esportivo reuniu atletas de todo o país. Foram quase 1,2 mil participantes, que se dividiram nas modalidades de mountain bike (50km e 35 km), trail rum (21 km, 10km e 5km) e o duathlon (48km). As crianças tiveram uma modalidade especial para não ficarem fora do evento. Os shows incluídos na programação foram oportunidade para artistas de Itabira retornarem aos palcos.

Fernando Melo, coordenador do Xterra Itabira, avalia que o evento superou as expectativas da produção. “Foi fantástico! Os atletas curtiram demais todos os percursos, foi uma etapa inédita, mas que chegou para ficar, com certeza. Vai marcar muito a história da cidade e do XTerra, não tenho dúvida disso. Ano que vem podem se preparar porque 2 mil atletas vai ser pouco”, afirma o coordenador.

Quem também avalia positivamente o evento é o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires. Ele analisa os impactos do XTerra na economia do município. “Quem andou por Itabira neste fim de semana percebeu o que estava acontecendo. Hoteis lotados, restaurantes cheios, aquela sensação de que a cidade volta a pulsar. Os grandes eventos trazem esse ciclo, além de toda divulgação que foi feita sobre Itabira nas plataformas do circuito. Tenho certeza que bons frutos serão colhidos com toda essa movimentação”, disse.

Educação envolvida

O XTerra também envolveu a educação pública. No sábado (20), ocorreu a premiação para alunos do 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino que participaram de um concurso de desenho com o tema “XTerra e Carlos Drummond de Andrade”. O ganhador de cada categoria recebeu uma bicileta.

Gabriel Lázaro Ramos, de 14 anos, e Michele Santos Faria, de 15, desenvolveram desenhos com criatividade e foram os ganhadores. Ambos são alunos da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, do Barreiro.

“Senti muita felicidade e surpresa, porque não estava esperando. Quando falaram meu nome fiquei muito feliz. Não acreditei”, disse Gabriel. Já Michele Santos ficou bastante emocionada: “Eu não sei nem explicar, fiquei muito feliz com o prêmio”.