Escolas da rede pública de ensino se preparam para o Sistema de Avaliação da Educação Básica

Participam da avaliação alunos de escolas municipais e estaduais, do Ensino Fundamental II, do 5º e 9º ano e do 3º ano do Ensino Médio As escolas da...

210

Participam da avaliação alunos de escolas municipais e estaduais, do Ensino Fundamental II, do 5º e 9º ano e do 3º ano do Ensino Médio

As escolas da rede pública de Itabira estão se organizando para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb/2021). As avaliações de Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas em todas as escolas públicas, para alunos do Ensino Fundamental II que estejam cursando o 5º e o 9º anos, na rede municipal, e o 3º ano do Ensino Médio, na rede estadual.

O agendamento da aplicação da prova foi realizado nas escolas pelos coordenadores do polo de cada região, contratados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculda ao Ministério da Educação. No estado de Minas Gerais, as provas serão aplicadas entre os dias 16 de novembro a 02 de dezembro.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Luziene Aparecida Lage, a avaliação é um importante instrumento de análise, utilizada para fornecer dados estatísticos e pedagógicos. Esses dados contribuem para que as unidades escolares e as redes de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

“Esta avaliação será um importante diagnóstico, principalmente pensando neste período de pandemia, onde os alunos receberam diferentes formas de trabalho de forma remota, com atividades diferenciadas. Com isso, vamos conseguir avaliar o que o aluno aprendeu e o que não absorveu do conteúdo”, diz Luziene Lage.

Ainda de acordo com a secretária, as escolas estão mobilizando toda a comunidade escolar para a participação, família, alunos, gestores, professores e demais profissionais da educação. “É fundamental essa mobilização junto às famílias e alunos para conhecermos a realidade de cada turma, pois o resultado da avaliação é um indicativo para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais”, completa a secretária.

O que é o Saeb

O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando os resultados a partir de uma série de informações contextuais. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada.

O sistema de avaliação permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual.

Confira a data de aplicação das avaliações nas escolas da rede municipal, em Itabira:

– C. M. Professora Didi Andrade: 22/11/21

– E. M. Alice Martins Fontes:29/11/21

– E. M. Antônio Camilo Alvim: 23/11/21

– E. M. Cornélio Penna: 25/11/21

– E. M. Coronel José Batista: 02/12/21

– E. M. Dona Inês Tôrres: 25/11/21

– E. M. Efigênia Alves Pereira: 26/11/21

– E. M Ester Pereira Guerra: 24/11/21

– E. M. Filomena Jardim: 19/11/21

– E. M. José Gomes Vieira: 23/11/21

– E. M. Marina Bragança de Mendonça: 26/11/21

– E. M. Matilde Menezes: 29/11/21

– E. M. Nico Andrade: 24/11/21

– E. M. Pedreira do Instituto: 29/11/21

– E. M. Prefeito Virgílio Gazire: 02/12/21

– E. M Professora Antonina Moreira: 24/11/21